Notícias da semana: protestos, prisão ilegal, e mais uma proposta de jerico…

Uma ideia explosiva

O governo Bolsonaro quer diminuir a quantidade de gás de cozinha nos botijões de 13 quilos para vender o vasilhame parcialmente cheio para criar a ilusão de redução de preço. Quer também autorizar a venda do botijão sem marca de distribuidoras, e permitir que as pessoas abasteçam em postos de combustíveis. Isso é uma loucura, uma idéia de jerico, afirmou o especialista em Minas e Energia, Paulo César Ribeiro Lima.

Protesto com Kafta

No dia 22, o “sinistro da educação”, Abraham Weintraub, enfrentou uma manifestação bem-humorada (na opinião dos organizadores) durante um jantar. Manifestantes portaram cartazes em favor de uma Educação de qualidade e ofereceram uma kafta, em alusão ao episódio em que Weintraub confundiu o escritor Kafka com o típico prato árabe.

 

Prisão ilegal

No dia 24, centenas de militantes de movimentos populares se reuniram no centro de São Paulo para protestar contra as prisões ilegais dos lideres dos movimentos de moradia Edinalva, Sidney Ferreira, “Preta” Ferreira e Angélica. Há um mês os lideres foram presos de forma arbitrária. Após concentração na Praça do Patriarca, os manifestantes seguiram em passeata até o Ministério Público, onde comissão de movimentos e advogados foi recebida pelo chefe de Gabinete da Promotoria Geral.

 

Petrobrás x Irã

O episódio dos navios do Irã retidos no Porto de Paranaguá (PR), impedidos de seguir viagem devido à ordem do governo de a Petrobrás não abastecer as embarcações tem várias implicações e merece reflexão. Uma é o alinhamento acrítico aos Estados Unidos, cada vez mais parece que quem manda aqui é o Trump. Outra, revela a dependência do país após a Petrobrás sair da área de fertilizantes (os navios traziam ureia); há quem aponte, também, o perigo de retaliações do mundo árabe.

 

Diesel deles

Enquanto as refinarias brasileiras operam abaixo de sua capacidade, a importação do diesel aumenta, assim como a participação dos Estados Unidos nesse mercado. Atualmente, cerca de 90% do diesel importado vem dos EUA. Nos primeiros seis meses de 2019, entraram no país cerca de 5,29 bilhões de litros, menos que no mesmo período de 2018, mas ainda assim em níveis recordes.

 

Ditaduras começam assim

Abril/2019: o IBGE apresenta pesquisa sobre o número de desempregados. O governo reage e diz que a metodologia está errada; maio/2019, Ministério da Justiça censura pesquisa da Fiocruz sobre consumo de drogas; junho/2019, Bolsonaro contesta dados sobre desmatamento na Amazônia feito pelo Inpe e censura órgão; julho/2019, governo ataca o cinema nacional e diz que só vai financiar filme com viés ideológico a seu favor. O que virá em agosto?

 

 

Causo mal contado

A Polícia Federal prendeu, no dia 23, quatro suspeitos de invadir os telefones celulares de autoridades, incluindo o ministro da Justiça, Sérgio Moro, e o procurador da República e coordenador da força-tarefa da Operação Lava Jato no Paraná, Deltan Dallagnol. Foram presos um homem e uma mulher na capital e outros dois homens nas cidades do interior paulista. Essa é mais uma história bem mal contada, que está virando piada nas redes.

 

Presidente da Funai reprovou em avaliação psicológica

O delegado da Polícia Federal Marcelo Augusto Xavier da Silva foi escolhido para presidir a Fundação Nacional do Índio (Funai). Xavier é próximo de deputados da bancada ruralista do Congresso e, quando delegado, sua atuação foi investigada em duas apurações internas da PF, e ele chegou a ser afastado de uma operação em terra indígena. Xavier também foi rejeitado numa primeira avaliação psicológica para o cargo de delegado da PF.

 

Posts relacionados

Notícias da semana: fujão de Davos, salário mínimo, censura…

Andreza de Oliveira

Notícias da semana: queima de arquivo, cartão corporativo, Moro de saia…

Andreza de Oliveira

Notícias da semana: PM que mata, petros, Edir Macedo…

Andreza de Oliveira