• Home
  • Unificado
  • A semana: Jair chiliquento, Frota na CPMI, Chile insurgente…

A semana: Jair chiliquento, Frota na CPMI, Chile insurgente…

Chilique presidencial 

“Patifes”, “canalhas”, esses foram apenas dois adjetivos utilizados por Jair Bolsonaro ao longo de uma “live” de 23 minutos, em que se preocupou mais em atacar a imprensa, no caso, especificamente a Rede Globo, que divulgou uma notícia envolvendo Bolsonaro com pessoas que diretamente participaram do assassinato de Marielle Franco. A aparição do presidente foi vista por todos como um desastre.


Foto Jacques Witt / POOL / AFP

Afinidades

Em visita à Arábia Saudita, Bolsonaro postou mais uma pérola: “Acho que todos gostariam de passar uma tarde com um príncipe, principalmente vocês, mulheres. Vou ter essa oportunidade hoje. Nós dois temos certas afinidades”. O príncipe em questão é Mohammed Bin Salman, que assumiu a responsabilidade pelo assassinato do jornalista Jamal Khashoggi.


Impeachment para Salles

Os senadores Fabiano Contarato (ES), Randolfe Rodrigues (AP) e Joênia Wapichana (RR), da Rede, vão ao plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) pelo impeachment do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. A decisão foi tomada no dia 29, após o ministro Edson Fachin determinar o arquivamento do pedido protocolado pelos parlamentares em 22 de agosto, pouco antes de virem a público as primeiras manchas de óleo no litoral nordestino.


Fim da Ford

A última assembleia dos funcionários da Ford de São Bernardo do Campo, no ABC paulista, durou 78 minutos. No ano em que completa seu centenário no Brasil, a multinacional estadunidense encerrou no dia 30as atividades na fábrica de São Bernardo, que adquiriu em 1967 e por onde passaram pelo menos 100 mil trabalhadores.


Privatização da água

Aprovado em regime de urgência no Senado Federal, o Projeto de Lei nº 3261/2019 segue em tramitação na Câmara dos Deputados. A proposta é atualizar o marco legal do saneamento básico no Brasil. O PL é de autoria do senador Tasso Jereissati e basicamente reproduz o texto da Medida Provisória nº 868/2018, da qual foi relator e que caducou três dias antes da aprovação no Senado.


CPMI das fake news

O dia 30 de outubro foi movimentado na CPMI que investiga as fakenews por conta do depoimento do deputado federal Alexandre Frota. Ex-aliado de Bolsonaro, Frota mostrou uma série de documentos, reproduções de twitters e páginas de rede sociais e disponibilizou para a comissão áudios que, segundo ele, revelam uma rede de milícia virtual que atua dentro do governo para desestabilizar inimigos.


 

Desemprego

Segundo dados divulgados dia 31 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a taxa de desemprego no Brasil se encontra em 11,8% no trimestre encerrado em setembro e atinge 12,5 milhões de trabalhadores e trabalhadoras do país. Na categoria denominada “por conta própria”, o IBGE registrou um total de 24,4 milhões de trabalhadores e trabalhadoras. Fazendo as contas, são quase 37 milhões de pessoas sem emprego ou com trabalho precário.


Chile insurgente

Após duas semanas de protestos contra a política neoliberal de arrocho salarial e previdenciário, o Chile parou em uma greve geral convocada por sindicatos e entidades estudantis. Os manifestantes exigem um aumento substancial do salário mínimo para todos os trabalhadores e a criação de uma nova Constituição, a que está em vigor ainda é do tempo da ditadura de Augusto Pinochet.

(Por Norian Segatto)