Chilique presidencial
“Patifes”, “canalhas”, esses foram apenas dois adjetivos utilizados por Jair Bolsonaro ao longo de uma “live” de 23 minutos, em que se preocupou mais em atacar a imprensa, no caso, especificamente a Rede Globo, que divulgou uma notícia envolvendo Bolsonaro com pessoas que diretamente participaram do assassinato de Marielle Franco. A aparição do presidente foi vista por todos como um desastre.

Afinidades
Em visita à Arábia Saudita, Bolsonaro postou mais uma pérola: “Acho que todos gostariam de passar uma tarde com um príncipe, principalmente vocês, mulheres. Vou ter essa oportunidade hoje. Nós dois temos certas afinidades”. O príncipe em questão é Mohammed Bin Salman, que assumiu a responsabilidade pelo assassinato do jornalista Jamal Khashoggi.
Impeachment para Salles
Os senadores Fabiano Contarato (ES), Randolfe Rodrigues (AP) e Joênia Wapichana (RR), da Rede, vão ao plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) pelo impeachment do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. A decisão foi tomada no dia 29, após o ministro Edson Fachin determinar o arquivamento do pedido protocolado pelos parlamentares em 22 de agosto, pouco antes de virem a público as primeiras manchas de óleo no litoral nordestino.
Fim da Ford
A última assembleia dos funcionários da Ford de São Bernardo do Campo, no ABC paulista, durou 78 minutos. No ano em que completa seu centenário no Brasil, a multinacional estadunidense encerrou no dia 30as atividades na fábrica de São Bernardo, que adquiriu em 1967 e por onde passaram pelo menos 100 mil trabalhadores.
Privatização da água
Aprovado em regime de urgência no Senado Federal, o Projeto de Lei nº 3261/2019 segue em tramitação na Câmara dos Deputados. A proposta é atualizar o marco legal do saneamento básico no Brasil. O PL é de autoria do senador Tasso Jereissati e basicamente reproduz o texto da Medida Provisória nº 868/2018, da qual foi relator e que caducou três dias antes da aprovação no Senado.
CPMI das fake news
O dia 30 de outubro foi movimentado na CPMI que investiga as fakenews por conta do depoimento do deputado federal Alexandre Frota. Ex-aliado de Bolsonaro, Frota mostrou uma série de documentos, reproduções de twitters e páginas de rede sociais e disponibilizou para a comissão áudios que, segundo ele, revelam uma rede de milícia virtual que atua dentro do governo para desestabilizar inimigos.
Desemprego
Segundo dados divulgados dia 31 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a taxa de desemprego no Brasil se encontra em 11,8% no trimestre encerrado em setembro e atinge 12,5 milhões de trabalhadores e trabalhadoras do país. Na categoria denominada “por conta própria”, o IBGE registrou um total de 24,4 milhões de trabalhadores e trabalhadoras. Fazendo as contas, são quase 37 milhões de pessoas sem emprego ou com trabalho precário.
Chile insurgente
Após duas semanas de protestos contra a política neoliberal de arrocho salarial e previdenciário, o Chile parou em uma greve geral convocada por sindicatos e entidades estudantis. Os manifestantes exigem um aumento substancial do salário mínimo para todos os trabalhadores e a criação de uma nova Constituição, a que está em vigor ainda é do tempo da ditadura de Augusto Pinochet.
(Por Norian Segatto)