• Home
  • Unificado
  • A semana: agenda secreta, nocaute no JN, Petrobrás 66…

A semana: agenda secreta, nocaute no JN, Petrobrás 66…

JN em xeque

No dia 30 de setembro estreou pelo Youtube o programa “Nocaute no Jornal Nacional”, promovido pelo blog do jornalista e escritor Fernando Morais. O programa tem comentários do também veterano jornalista Chico Malfitani. Confira em https://www.youtube.com/watch?v=kmqfL0FCGYM


Agenda secreta

Ministros são funcionários do Estado e devem transparência de suas atividades para a sociedade. Não é esse o caso de Ricardo Salles, ministro do Meio Ambiente, que manteve diversos encontros fora da agenda oficial com empresários do ramo tóxico, como a Bayer e a Basf. Confira em https://www.sindipetrosp.org.br/a-agenda-secreta-de-salles/


Pra inglês ver

A produção industrial cresceu 0,8% em agosto em relação ao mês anterior, mas não há nada para comemorar. Segundo o IBGE, o setor opera 17,3% abaixo do pico alcançado em maio de 2011. Em comparação com o mesmo mês de 2018, a produção encolheu 2,3%. Confira mais em https://economia.uol.com.br/noticias/estadao-conteudo/2019/10/01/ibge-alta-da-industria-nao-recupera-perdas-e-nao-inicia-trajetoria-de-expansao.htm.

 

 

 

Negociações coletivas

De janeiro a agosto deste ano, 49,8% das negociações salariais tiveram ganhos reais para os trabalhadores, aponta estudo do Dieese. Em 25% das negociações zeraram a inflação e em outros 25% ocorreram perdas aos trabalhadores. O mês com melhor data-base ocorrem em agosto, com 75,9% de reajustes acima do INPC. Esse mês, no entanto, também teve 13,8% de negociações abaixo da inflação. A variação positiva foi de 0,74%.


Nova modalidade do FGTS

A CEF divulgou no dia 1º as regras para o Saque-Aniversário do FGTS, que entra em vigor em 2020. Quem aderir a essa modalidade terá direito de sacar um percentual do seu saldo no FGTS uma vez por ano, no mês do seu aniversário, mas, quando for demitido sem justa causa não poderá sacar o saldo que tiver no seu fundo.


 

Contribuição previdenciária

Por conta da altíssima taxa de informalidade, que atinge 41,4% da população ocupada, e da taxa de desemprego (11,8%, ou 12,6 milhões de pessoas), as contribuições para o INSS atingiram o menor patamar desde 2012 (62,4%), aponta pesquisa Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) divulgada dia 27. Ato todo, 38,8 milhões de brasileiros trabalham sem direitos, conseqüência direta da reforma trabalhista de 2017. 


Petrobrás 66

Para comemorar os 66 anos de existência da Petrobrás (em 3 de outubro), que vive um dos maiores ataques de sua história, a FUP produziu um jornal especial para a data. O material pode ser baixado ou lido pelo site do Unificado (www.sindipetrosp.org.br)

 


Peru em crise

Uma crise sem precedentes, esse é o sentimento do povo peruano. O presidente dissolveu o Congresso, que convocou uma sessão extraordinária e aprovou o afastamento do presidente. Uma parlamentar assumiu a presidência e foi “reconhecida” pelo congresso dissolvido. Tudo isso aconteceu em poucas horas na noite de 30/9. O país convive com dois chefes de Estado e um parlamento fechado.