Sindipetro-SP repudia condenação a José Sérgio Gabrielli por compra de Pasadena

TCU responsabilizou o ex-presidente da Petrobrás pela compra da refinaria localizada no Texas, nos Estados Unidos

Gabrielli era presidente da Petrobrás quando o pré-sal foi descoberto, em 2008 (Foto: Ricardo Stuckert)

O Sindicato Unificado dos Petroleiros do Estado de São Paulo (Sindipetro-SP) vem a público repudiar a condenação injusta proferida na última quarta-feira (14) pelo Tribunal de Contas da União (TCU), que responsabilizou o ex-presidente da Petrobrás, o economista e professor José Sérgio Gabrielli [2005-2012], pela compra em 2006 da refinaria de Pasadena, localizada no Texas, nos Estados Unidos.

Em abril de 2014, menos de dois meses após a instauração da CPI da Petrobrás, o Sindipetro-SP se pronunciou pela primeira vez sobre o caso de Pasadena, que classificou como “grande polêmica criada pela mídia” para “confundir a população brasileira” e abrir espaço para a privatização.

Leia também: Pasadena: de “elefante branco” a ativo estratégico

Em fevereiro de 2015, o Sindipetro-SP também realizou uma entrevista exclusiva com Gabrielli, que afirmou haver “uma contabilidade política e não técnica” sobre a compra da refinaria.

Prova do caráter arbitrário e ideológico da decisão é o parecer anterior emitido pelos próprios técnicos e auditores do órgão que haviam se manifestado explicitamente pela exclusão do nome de Gabrielli do processo, que foi condenado “por uma pretensa falta de cumprimento do dever de lealdade para com a Petrobrás”.

Leia também: Petrobrás vai na contramão das grandes petroleiras, afirma ex-presidente da estatal

Além da defesa individual de Gabrielli, é importante contextualizar a compra de Pasadena e os interesses por trás de grandes petroleiras e do próprio império norte-americano em criminalizar essa operação.

Um dos motivos apontados pelo TCU para investigar a transação foi o fato do valor pago pela Petrobrás para adquirir 50% da refinaria ser oito vezes superior à quantia desembolsada um ano antes por outra empresa.