Trabalhadores da Qualidados Engenharia conquistam o direito de escolher seu sindicato

Categoria se mobilizou devido à recusa da empresa em aceitar a representação sindical; empresa acabou cedendo à escolha da categoria

Após mobilização dos trabalhadores, empresa também aceitou assinar e cumprir o acordo coletivo conforme todas as terceirizadas da Replan (Foto: Sindipetro Unificado)

Por Vítor Peruch

Os trabalhadores da Qualidados Engenharia, empresa que presta serviço na Refinaria de Paulínia (Replan) – a maior do Sistema Petrobrás -, realizaram uma greve entre os dias 21 e 23 de novembro.

A mobilização teve início após a Petrobrás optar por delegar a fiscalização do trabalho de campo de seus trabalhadores e trabalhadoras a outras empresas. A Qualidados Engenharia, por sua vez, era uma das empresas que não aceitava a representação do Sindicato da Construção e Montagem de Campinas e Região (SINTICOM) para seus funcionários.

Entretanto, a resistência da Qualidados Engenharia foi superada após três dias de greve dos trabalhadores terceirizados. Além disso, a empresa aceitou assinar e cumprir o acordo coletivo conforme todas as terceirizadas da Replan, no qual estão estão previstos reajustes salariais e concessão de benefícios para todos os trabalhadores.

O diretor do Sindipetro Unificado, Steve Austin, afirmou: “A empresa não pode escolher o que for melhor para ela, já que o sindicato serve para justamente proteger o trabalhador. O que ficou claro depois disso é que, com a categoria mobilizada e ciente de seus direitos, conseguimos avançar e defender os trabalhadores”.

Posts relacionados

Responsabilidade Social promove ação solidária de Natal na Replan

Vitor Peruch

Sindipetro Unificado convoca trabalhadores da Emthos para assembleia

Maguila Espinosa

Unificado obtém vitória em segunda instância na ação do Saldo AF

Guilherme Weimann