Pesquisa revela insatisfação dos trabalhadores da Replan com alimentação fornecida

Questionados sobre modelos alternativos de alimentação, a maioria dos trabalhadores (76%) mostrou preferência pela implementação de Vale Refeição/Vale Alimentação

Sindipetro Unificado vai sistematizar uma pauta de reivindicação sobre a alimentação servida na Replan (Charge: Bira Dantas)

Entre os dias 14 e 31 de maio, uma pesquisa conduzida pelo Sindipetro Unificado junto aos trabalhadores da unidade da Replan revelou uma série de preocupações e insatisfações em relação à alimentação fornecida. Com um total de 347 respostas coletadas, a pesquisa mostra a percepção dos funcionários em relação à comida servida no local de trabalho.

Dos participantes, a maioria (63%) trabalha em turno, seguido por 35% que trabalham em Horário Administrativo (HA), e apenas 2% em teletrabalho. A nota geral atribuída à qualidade da comida foi 3 em uma escala de 1 a 5, refletindo uma satisfação mediana. No entanto, quando desagregadas, as notas revelaram uma discrepância significativa, com o turno avaliando a comida com nota 2 e o HA com nota 3. Esta diferença na nota mostra que a comida transportada tem uma qualidade inferior a que é servida no restaurante. 

Uma das principais reclamações dos trabalhadores é a qualidade dos alimentos, com relatos de falta de sabor, pouca variedade e preparo inadequado, incluindo o uso de comida congelada. A pesquisa também revelou que 38% dos trabalhadores tiveram alguma ocorrência negativa com a comida servida na Replan, enquanto 62% não relataram problemas.

Cerca de 38% dos trabalhadores relataram alguma ocorrência negativa relacionada à alimentação fornecida
Maioria das ocorrências está relacionada a SMS
Entre as ocorrências de SMS, mais de 18% foi considerada de alta gravidade pelo trabalhador

Entre as ocorrências mencionadas, destacam-se casos de má digestão, presença de corpos estranhos na comida, diarreia e alimentos estragados. 75,61% dessas ocorrências foram classificadas como Segurança, Meio Ambiente e Saúde (SMS), enquanto 24,39% foram relacionadas a problemas de serviço, como falta de entrega, quantidade insuficiente de comida e atrasos.

Casos de “Má digestão” lideram entre as ocorrências de SMS

Quando questionados sobre modelos alternativos de alimentação, a maioria dos trabalhadores (76%) expressou preferência pela implementação de Vale Refeição/Vale Alimentação em conjunto com um restaurante. A opção por alimentação in natura com a criação do Vale Alimentação ficou em segundo lugar, com 16,71%, enquanto apenas 7% preferiram exclusivamente alimentação in natura.

Quando questionados sobre qual modelo de alimentação preferem, maioria optou pelo VR/VA

Além disso, os trabalhadores destacaram a necessidade de melhorias na qualidade e variedade dos alimentos, bem como mais cuidado no preparo das refeições. Essas condições foram apontadas como essenciais para garantir uma alimentação satisfatória e saudável no ambiente de trabalho.

Segundo o diretor do Sindipetro Unificado, Steve Austin, a pesquisa oferece uma visão abrangente das preocupações dos trabalhadores da Replan em relação à alimentação fornecida, destacando a importância de medidas corretivas para atender às necessidades e expectativas dos funcionários: “Ficou claro o sentimento da categoria sobre a alimentação servida na refinaria e são necessárias diversas melhorias para solucionar problemas estruturais. Muitos trabalhadores relataram ocorrência de SMS e de alta gravidade. Por isso, o Sindipetro vai sistematizar uma pauta de reivindicação sobre a alimentação servida na Replan”, afirmou Austin.

 

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