PASA e Programa Cuidar: saúde preventiva reforçada e sem custos adicionais

Desde abril, o PASA traz benefícios para os aposentados; veja como aposentados, pensionistas e trabalhadores da ativa podem se beneficiar

recadastramento
Ao ser convidado para o PASA no mês de seu aniversário, o beneficiário deverá agendar uma consulta com um médico de família (Arte: Divulgação)

Os aposentados e pensionistas agora contam com um novo modelo do Programa de Avaliação da Saúde do Aposentado (PASA) que está em vigor desde abril de 2024 e que busca aprimorar a saúde preventiva e a qualidade de vida. Além disso, o Programa Cuidar | Atenção Primária amplia o cuidado contínuo para todos os beneficiários do plano de saúde. Ambas as iniciativas estão previstas no Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2023-2025.

O PASA é uma iniciativa voltada exclusivamente para aposentados de qualquer idade e pensionistas acima de 60 anos, oferecendo uma avaliação médica anual semelhante aos exames periódicos realizados por empregados ativos. 

Ao ser convidado para o PASA no mês de seu aniversário, o beneficiário deverá agendar uma consulta com um médico de família, que será responsável por coordenar toda a jornada de cuidados. Durante essa consulta inicial, o médico indicará os exames preventivos necessários. Após a realização dos exames, o paciente retorna para uma segunda consulta, onde será traçado um plano individualizado de cuidados.

RELEMBRE: Petroleiros acompanham lançamento do novo PASA no Sírio-Libanês

A Gerente de Programa de Saúde e Benefícios da Saúde Petrobrás, Priscila Moura, explicou no Podcast PodCuidar como é feito este convite: “Este convite será feito através de uma ligação, e-mail, carta ou até mesmo WhatsApp. Por esses meios de comunicação, o beneficiário vai ser convocado para a avaliação. Então é muito importante manter os dados cadastrais atualizados para que essa comunicação possa ser efetiva”.

Como proceder?

O convite para participar do PASA será enviado no mês do aniversário do beneficiário. Após receber o convite, o participante deve agendar a consulta com o médico de família. A consulta inicial e os exames preventivos devem ser realizados dentro de um prazo de 90 dias corridos. O beneficiário também terá direito a uma consulta e retorno com ginecologista ou urologista, conforme indicação médica.

Em São Paulo, as consultas e exames podem ser realizados presencialmente nas unidades do Sírio-Libanês credenciadas ao programa. Para outras localidades, o atendimento com o médico de família será remoto, por videochamada, e os exames serão realizados na rede credenciada local.

Programa Cuidar Atenção Primária

Complementar ao PASA, o Programa Cuidar | Atenção Primária está disponível para todos os beneficiários do plano, incluindo ativos, dependentes e aposentados. Ele oferece acompanhamento contínuo com uma equipe multidisciplinar, que pode incluir fisioterapeutas, psicólogos e nutricionistas. O atendimento é híbrido, combinando consultas presenciais e via aplicativo Paciente Sírio-Libanês.

O programa oferece consultas regulares agendadas, garantindo um cuidado contínuo e preventivo. Além disso, conta com um pronto atendimento digital, disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana, diretamente pelo aplicativo Paciente Sírio-Libanês

Uma das grandes vantagens do programa é a isenção de coparticipação nas consultas realizadas por meio desta parceria. Os participantes têm à disposição uma equipe multidisciplinar, incluindo médicos de família, para uma abordagem integrada e personalizada. Para saber mais, acesse o site oficial do Programa Cuidar ou realize sua inscrição diretamente neste link.

O cadastro é simples e rápido: basta acessar o site ou baixar o aplicativo Paciente Sírio-Libanês em seu dispositivo móvel. Se precisar de ajuda para o primeiro acesso, confira o vídeo tutorial disponível no YouTube. Com o Programa Cuidar, a Petrobras reafirma seu compromisso com a saúde e bem-estar de seus trabalhadores, investindo em soluções preventivas e tecnológicas.

Canais de atendimento

Para esclarecer dúvidas, obter mais informações sobre os programas ou agendar sua avaliação, basta acessar o aplicativo Paciente Sírio-Libanês ou entrar a Central de Atendimento do hospital pelo telefone  (11) 4090-1346. 

Posts relacionados

Conquista sindical, PASA completa um ano melhorando a saúde dos aposentados

Maguila Espinosa

Dia Nacional do Aposentado: o que comemorar?

Maguila Espinosa

FUP cobra suspensão da cobrança do saldo devedor e exige melhorias na AMS

Vitor Peruch