Bolsonaro segue sem propostas para acabar com aumento abusivo de combustíveis

Presidente tenta passar solução de problemas para estados com ideias que podem prejudicar ainda mais combate à pandemia

Preço do combustível têm prejudicado toda economia brasileira (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Por João Paulo Soares

O descontentamento geral com os sucessivos reajustes no preço do diesel, da gasolina e do gás de cozinha levou o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) a vir a público na última sexta-feira (5) para dar algum tipo de satisfação à sociedade. Como de costume, ele eximiu-se de responsabilidade e empurrou o problema com a barriga.

Disse que o combustível é caro por conta dos impostos, em especial o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), de competência dos Estados, e que seu governo prepara uma proposta para reduzir o peso desse tributo nos valores finais.

Tal estudo seria apresentado nesta semana. Depois, concluiu Bolsonaro, caberia aos governadores e às assembleias legislativas debruçarem-se sobre o assunto.

A semana começou e o estudo não apareceu. O que veio foram dois comunicados da Petrobrás “tranquilizando o mercado” a respeito da continuidade de sua política abusiva de reajuste de preços e, na segunda-feira (8), como que para confirmar esse compromisso, o anúncio de novos aumentos: 8,2% para gasolina, 6,2% para o diesel e 5,1% para o gás de cozinha.

Leia também: Petroleiros e caminhoneiros cobram de Bolsonaro fim de preços abusivos de gás e diesel

Estes aumentos, como todos os que ocorreram desde o golpe contra a presidenta Dilma Rousseff, em 2016, nada têm a ver com a quantidade de impostos ou com suas alíquotas, como lembra Cibele Vieira, secretária de Administração e Finanças da FUP e diretora do Sindicato Unificado dos Petroleiros de São Paulo (Unificado-SP)

“A composição dos impostos no preço dos combustíveis não foi alterada (nos últimos anos). O que mudo, de 2016 pra cá, foi a política de preços da Petrobrás. Antes, a Petrobrás amortecia (o reajuste) nas altas (de preço) e compensava nas quedas. Ela era formadora de preço. Agora ela pega o preço internacional”, afirma Cibele.

Para ela, é impossível resolver a questão do preço do combustível por meio dos impostos. “Você pode zerar os impostos. Se continuar com essa política (de preços internacionais), com o tempo o petróleo vai aumentar e consumir o que tirou de imposto. Você só vai quebrar os Estados e continuar com o combustível caro”, resume a dirigente.

Segundo Cibele, a proposta serve apenas para Bolsonaro confundir a audiência e alimentar a guerra com os governadores. “Acho muito difícil mexer com o ICMS durante a pandemia. O desaceleramento da economia, que já estava patinando, diminui a receita dos Estados, e num momento em que os Estados têm que gastar mais. E se acontecer terá impacto nas ações de combate à pandemia”, calcula.

Acionistas privados em primeiro lugar

Desde a gestão Michel Temer, a Petrobrás passou a privilegiar o mercado e os acionistas privados da empresa, promovendo reajustes com base no Preço de Paridade de Importação que oscila conforme o valor internacional do barril, o dólar e os custos de importação. Isso leva a aumentos frequentes e muito superiores aos índices inflacionários.

De 2017 ao início de 2021, sem contar este novo reajuste, a gasolina aumentou 59,67%; o diesel, 42,64%; e o gás de cozinha, 130,79%. No mesmo período, a inflação acumulada foi de 15,02%.

“Essa política de preço com paridade internacional, quase que simultânea, gera enormes oscilações”, diz o economista e professor Eduardo Costa Pinto, pesquisador do Ineep (Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Combustíveis). “Basta qualquer possibilidade de conflito, qualquer processo de pandemia ou de crise, para o pre

Para ele, o único objetivo de tal política é maximizar os lucros, tratando a Petrobrás não como uma companhia de petróleo, mas como uma empresa financeira, em detrimento do bem-estar do conjunto da população.