ACT é o escudo da categoria contra perda de direitos

Texto e fotos: Norian Segatto

O Congresso Estadual continuou na manhã da sexta-feira, 26, com um debate que se concentrou na análise das resoluções governamentais que impactam as estatais, e, no caso da Petrobrás, patrimônios da categoria como a AMS e a Petros.

Carlos Cotia

O dirigente aposentado Carlos Cotia destacou a importância de defender as conquistas dos petroleiros. Segundo ele, a empresa deverá vir nesta campanha salarial com carga total contra os direitos trabalhistas, seguindo a linha do atual governo de precarizar o trabalho e, principalmente, tentando “limpar” o balanço da empresa de passivos (como a AMS, a Petros e outras conquistas) para facilitar a venda da companhia. “Defender nosso Acordo Coletivo e todas as conquistas é um caminho de resistência contra a privatização, nosso lema é nenhum direito a menos”, resumiu Cotia.

Cloviomar Cararine

À tarde, Cloviomar Cararine abordou os principais aspectos do ACT e os desafios para a categoria. Para o economista do Dieese, a campanha dos petroleiros terá como cenário, entre outros, os seguintes aspectos:

– Diminuição do espaço de negociação entre sindicatos e empresa devido ao cenário de menor democracia no Estado brasileiro;

-Altas taxas de desemprego;

– Reforma trabalhista que retirou diversos direitos da classe trabalhadora;

– Ataques à organização dos trabalhadores, com tentativas de inviabilizar a representação sindical.

Outro aspecto identificado pelos estudos do Dieese é a diminuição de acordos salariais com ganhos reais. No primeiro semestre de 2018, 80,6% dos cerca de 15 mil acordos analisados tiveram aumentos reais de salário; esse índice caiu muito no segundo semestre, fazendo com que o ano terminasse com uma média de 75,7% e um reajuste médio de 0,83% acima da inflação.

Ao final do Congresso foram eleitos os delegados à Plenária da FUP.

Delegados à PlenaFup

Regional Campinas

  • Benedito Francisco Ferreira (Ditinho)
  • Jorge Nascimento
  • Marbe Cristina

Regional São Paulo

  • Tiago Franco
  • Rogério Ribeiro
  • Davina Silva

Regional Mauá

  • Juliano Deptula
  • João Antonio Moraes
  • Auzelio Alves

Observadores

Albérico Santos (Cps) / Alexandre Castilho (SP) / Pedro Augusto (Mauá)

Suplentes Campinas – Itamar Sanches / Silvio Bocão /  Gustavo Marsaioli

Suplente São Paulo – Felipe Grubba / Vereníssimo Barsante / Carlos Augusto (Sassá)

Suplente Mauá – Hildes Gabriel / Rafael Malatesta / Almeida

Posts relacionados

FUP indica rejeição da primeira contraproposta de ACT apresentada pela Petrobrás

Maguila Espinosa

Veja os principais temas tratados pela FUP na Comissão de SMS do Sistema Petrobrás

Maguila Espinosa

REPLAN – EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIAS

Ademilson Costa

ACT 2025

Responda a pesquisa da campanha reivindicatória 2025