Terminal de Guararema antecipa o turno em uma hora em dia de assembleia

Nesta quarta-feira (29), gerência do terminal antecipou em uma hora a entrada dos trabalhadores, justamente no dia da assembleia que votaria estado de greve contra as privatizações

guararema
Assembleias para aprovar estado de greve contra as privatizações estão ocorrendo em todas as bases da FUP (Foto: Petrobrás)

Na manhã desta quarta-feira (29), a gerência do Terminal de Guararema, da Transpetro – subsidiária integral da Petrobrás –, antecipou a entrada dos trabalhadores do regime de turno ininterrupto de trabalho em uma hora, das 7h para 6h. Com isso, o Sindicato Unificado dos Petroleiros do Estado de São Paulo (Sindipetro-SP) decidiu adiar a assembleia na unidade, inicialmente agendada há uma semana para começar às 7h desta quarta.

“Sem explicação aos próprios trabalhadores, a gerência antecipou a entrada do turno, o que inviabilizou a nossa assembleia. A dúvida que paira é: foi uma prática antissindical deliberada ou teve algum outro motivo?”, questiona o diretor do Sindipetro-SP, Felipe Grubba.

Assembleias como essa estão ocorrendo em todas as bases da Federação Única dos Petroleiros (FUP) e estão deliberando sobre a aprovação do estado de greve contra as privatizações na Petrobrás iniciadas durante o governo Bolsonaro e que ainda estão em curso. Além disso, os petroleiros estão votando sobre a possibilidade da realização de uma contribuição extraordinária de 1,5% dos salários durante quatro meses (não inclui férias, benefício educacional etc.), com o objetivo de apoiar as mobilizações previstas para o próximo período.

“O sindicato não concorda com esse tipo de postura, é imprescindível que a empresa respeite o nosso direito de organização. Isso pode se configurar como uma prática antissindical, se for de fato comprovada que essa antecipação do turno tem alguma ligação com a nossa assembleia”, afirma Grubba.

Devido a essa ocorrência, o Sindipetro-SP suspendeu a assembleia, que será reagendada para os próximos dias. “O sindicato aguarda um posicionamento da Transpetro sobre essa grave situação que ocorreu hoje pela manhã em Guararema”, finaliza Grubba.

Posts relacionados

Sindipetro Unificado realiza reunião com gerência dos Terminais do Planalto e OSBRA

Vitor Peruch

Petroleiros realizam atraso no Terminal Barueri

Maguila Espinosa

Petroleiros realizam ato no Dia dos Aposentados e cobram soluções para equacionamentos

Vitor Peruch