Sindipetros de São Paulo, Pernambuco e Paraíba promovem Congresso online

Encontro interestadual tem como objetivo definir pautas estratégicas a serem apresentadas na Plenária Nacional da FUP

Congresso promovido por Sindipetros de São Paulo, Pernambuco e Paraíba discutirá diretrizes para próximo ACT e delegará chapas para a IX Plena FUP (Foto: Levante Popular da Juventude)

Por Andreza de Oliveira

Entre os dias 8, 9 e 10 de julho, o Sindicato Unificado dos Petroleiros do Estado de São Paulo (Sindipetro-SP), em mais uma parceria com o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria do Petróleo de Pernambuco e Paraíba (Sindipetro–PE/PB), realizará Congresso online  para discutir as diretrizes da categoria e propostas para o próximo Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) a serem apresentadas na IX Plenária Nacional da Federação Única dos Petroleiros.

Devido à pandemia de covid-19, pelo segundo ano consecutivo o Congresso Estadual de São Paulo, Pernambuco e Paraíba será realizado inteiramente online. Os trabalhadores da ativa e aposentados que quiserem acompanhar e participar dos debates deverão se inscrever clicando aqui. Só poderão participar das discussões os petroleiros que estiverem devidamente cadastrados.

O encontro será transmitido via Meets e o link para acesso à sala será disponibilizado 30 minutos antes do inicio de cada conferência. Para acessar, o trabalhador (a) devera clicar no link recebido, preencher o campo solicitado com o nome completo e pedir para participar, após o procedimento só será necessário aguardar o moderador.

IX Plena FUP

O encontro também terá como objetivo definir os delegados e delegadas das chapas que representarão os sindicatos no IX Plena FUP. O Sindipetro-SP possui 08 vagas e as chapas devem se atentar a proporcionalidade de gênero com pelo menos 17% das ocupações destinadas à petroleiras.

As chapas interessadas em participar da delegação deverão se inscrever no Congresso até dia 08 de julho, às 14h, pelo e-mail congresso2021@sindipetrosp.org.br, enviando nome, matrícula, empresa e local de trabalho dos participantes do grupo.

Vale lembrar que, para participar da discussão sobre a pauta de reivindicações, é necessário ter acompanhado os debates anteriores mas, caso o participante não consiga assistir a todas as mesas, será disponibilizado, após o encerramento do Congresso, um link com a gravação de todo o encontro. Para ter acesso aos vídeos, é necessário estar inscrito com e-mail dos provedores Gmail, Outlook ou Hotmail.

Confira a programação completa:

Quinta-Feira (08/07) – Abertura

17h – Abertura do Congresso

18h – Debate sobre conjuntura com Humberto Costa, médico, jornalista e Senador de Pernambuco pelo Partido dos Trabalhadores (PT).

Sexta-Feira (09/07) – Painel sobre petróleo

17h – Debate sobre setor petrolífero com os pesquisadores e economistas Henrique Jäger, do Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (Ineep), e Cloviomar Cararine, do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

Sábado (10/07) – Pautas de Reivindicação e eleição

9h às 12h – Debate sobre formas de negociação e representação sindical com trabalhadores do Sindicato dos Químicos e do Sindicato dos Bancários.

14h às 17h – Votação e aprovação dos temas discutidos nos grupos de trabalho

17h30 – Eleição de delegados (as) para a IX Plena FUP e encerramento

Posts relacionados

Ferindo ACT, Replan pressiona trabalhadores a tirarem folga compulsória

Andreza de Oliveira

Sindipetros NF, MG e ES obtém deferimento em liminares de descontos irregulares da AMS

Andreza de Oliveira

Sindipetro-SP entra com liminar para suspender descontos do Benefício Farmácia e AMS

Guilherme Weimann