Evento marca cinco anos da greve que mobilizou petroleiros contra ataques à Petrobrás

No dia 15 de fevereiro, o Sindipetro Unificado realiza a Feijoada dos 5 anos da Greve de 2020, reeditando um dos momentos marcantes da paralisação de 2020. O evento acontece na sede do sindicato, em Campinas, e deve reunir petroleiros de diferentes gerações.
A greve mobilizou petroleiros em todo o país contra demissões, cortes de direitos e mudanças unilaterais na gestão da Petrobrás. Durante mais de 20 dias, trabalhadores enfrentaram a repressão e tentativas de enfraquecimento do movimento, consolidando uma das maiores paralisações da categoria nos últimos anos.
“Em 2020, depois de anos de uma política de medo, de querer forçar transferência ninguém saber onde trabalharia o dia seguinte e excesso de disciplinação para lembrar governos militares, a categoria respondeu quando a FAFEN-PR foi fechada, demitiram os trabalhadores e unilateralmente mexeram nas categorias de turno. Essa categoria comprovou que, além de ter o histórico de luta, essa geração correspondeu a essa cultura passada de geração e geração de petroleiros e, durante o governo Bolsonaro, que tentou impor um regime fascista no Brasil, desrespeitando a livre organização dos trabalhadores, as mesas coletivas de negociação, colocando um a política de medo e terror. Resistimos!”, afirma a coordenadora-geral do Sindipetro Unificado e diretora da FUP.
Segundo o diretor Steve Austin, a Feijoada é uma forma de manter viva a memória e fortalecer a unidade. “Mais do que uma refeição, a Feijoada da Greve é um símbolo de resistência e de união. Relembrar e celebrar esse momento é fundamental para que as novas gerações compreendam a importância de nossa luta coletiva.”
Interessados devem confirmar presença pelo telefone (19) 3743-6144 ou e-mail campinas@sindipetrosp.org.br.
SERVIÇO
O QUÊ: Feijoada dos 5 anos da Greve
QUANDO: 15 de fevereiro de 2025
ONDE: Sede do Sindipetro Unificado, Campinas
Rua Cônego Manoel Garcia, 1010, Jardim Chapadão
