Prédio da Regional Campinas é objeto de estudo em TCC de petroleiro

Jefferson de Paula, petroleiro há quase 30 anos e ex-diretor do Sindipetro-SP, utilizou o prédio da Regional Campinas como objeto de estudo para graduação em Gestão de Energia e Eficiência Energética

A analise apresentou formas de otimizar o uso de água e energia elétrica na entidade (Foto: Reprodução)

Por Andreza de Oliveira

Trabalhador da Refinaria de Paulínia (Replan) há 29 anos, o petroleiro Jefferson de Paula finalizou, em junho deste ano, a graduação em Gestão de Energia e Eficiência Energética pela Faculdade de Tecnologia de Campinas (Fatec Campinas) e como objeto de estudo do projeto de conclusão do curso, analisou o prédio de Campinas do Sindicato Unificado dos Petroleiros do Estado de São Paulo (Sindipetro-SP).

O estudo intitulado “Diagnóstico Energético, Gestão e Projetos em Eficiência para Entidade Sindical” abordou como o edifício, localizado no bairro do Chapadão, em Campinas, poderia implementar equipamentos para o otimizar o uso racional de energia elétrica e de água.

“Eu e mais três alunos abraçamos esse compromisso com a diretoria do Sindicato e apresentamos um projeto multidisciplinar de economia de recursos energéticos e naturais”, explica Jefferson.

No trabalho, os sistemas elétrico e aquático da entidade foram inspecionados e soluções que, se somadas, representam R$ 366,08 de economia mensal nas contas do Sindicato foram apresentadas como resultado.

Nunca é tarde

Com 53 anos, o ex-diretor do Sindipetro-SP decidiu fazer no curso, pioneiro na America Latina, um projeto que fosse favorável à entidade que defende os petroleiros.

“Somos a primeira turma em formação tecnológica e acho que seja interessante divulgarmos nosso trabalho para que outras pessoas se interessem pelo tema e pelo aprendizado em uma universidade pública”, completa.

Também participaram do projeto os alunos Anderson Piazza, André Alves e Leandro de Siqueira. A Fatec Campinas costuma realizar vestibular para ingresso em cursos como o de Gestão de Energia e Eficiência Energética duas vezes no ano pelo site Vestibular Fatec.

Posts relacionados

AMS e Sindipetro Unificado promovem evento de Saúde e Bem-Estar em junho 

Vitor Peruch

Operadores do Pátio de Coque da Replan estão em greve desde segunda-feira (8)

Guilherme Weimann

Saldo AF: Sindipetro Unificado conquista vitória em ação judicial

Vitor Peruch