Petroleiros entram em greve em Minas Gerais

Após surto de covid-19 com mais de 200 contaminados apenas em março, trabalhadores da Refinaria Gabriel Passos (Regap) decidem paralisar as atividades

Parada de manutenção adicionou mais de dois mil trabalhadores terceirizados na refinaria (Foto: Mídia Ninja)

Nesta segunda-feira (22), mais uma base do Sistema Petrobrás entrou em greve. Desta vez, trabalhadores organizados no Sindicato dos Petroleiros de Minas Gerais (Sindipetro-MG) paralisaram às atividades na Refinaria Gabriel Passos (Regap), localizada na região metropolitana de Belo Horizonte, devido ao surto de covid-19 e da negativa da empresa em negociar as pautas apresentadas.

Os petroleiros mineiros já haviam ensaiado a interrupção das atividades, no dia 28 de fevereiro, mas ela foi suspensa devido à sinalização de abertura de diálogo por parte da companhia. Entretanto, não houve nenhum avanço desde então.

Além disso, o dia 28 de fevereiro também marcou o início da parada de manutenção – que consiste em obras de reparos que ocorrem periodicamente – das unidades operacionais de hidrotratamento e coque, o que dobrou o efetivo da refinaria, com a adição de aproximadamente dois mil trabalhadores terceirizados.

Essa decisão gerou um surto de covid-19 na unidade – apenas neste mês de março, de acordo com levantamento do Sindipetro-MG, já foram registrados mais de 200 testes positivos e 12 internações. Em todo o Sistema Petrobrás, de acordo com o Boletim de Monitoramento do Ministério de Minas e Energia, desde o início da pandemia já foram contaminados 5.495 petroleiros (11,8% do número total de trabalhadores), sendo que 17 vieram a óbito.

Devido a esse cenário, a pauta de reivindicações apresentada pelo Sindipetro-MG inclui a instauração de protocolos de saúde mais efetivos, além da recomposição de efetivo, manutenção das atividades executadas por trabalhadores próprios, anulação das punições aplicadas a trabalhadores em razão da greve de fevereiro de 2020, entre outras.

Posts relacionados

Petrobrás é acusada de divulgar publicidade enganosa sobre o preço da gasolina

Andreza de Oliveira

Especial: Origem dos nomes dos principais ativos da Petrobrás

Andreza de Oliveira

Na Recap, petroleiros realizam terceiro ato unificado contra terceirizações

Guilherme Weimann