Representantes da categoria participaram da apresentação do novo modelo de operação do Programa de Avaliação de Saúde do Aposentado (PASA), conquistado no ACT
Na última quinta-feira (11), no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, representantes da categoria petroleira acompanharam o lançamento de uma importante iniciativa da Saúde Petrobrás, conquistada no Acordo Coletivo de Trabalho 2023-2025: o Programa de Avaliação de Saúde do Aposentado (PASA). O evento teve como objetivo apresentar o funcionamento e alcance do programa, firmado a partir de parceria entre a Saúde Petrobrás e o Hospital Sírio Libanês.
O PASA é uma avaliação médica anual, semelhante ao exame periódico dos empregados ativos, adaptada às novas necessidades dos titulares aposentados (de qualquer idade) e dos pensionistas acima de 60 anos. A novidade é o modelo de operação, que passa a incluir estratégias de atenção primária à saúde, tal como foi consagrado no ACT conquistado pela categoria petroleira. Essas recomendações já tinham sido apontadas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
O diretor do Sindipetro Unificado, Juliano Deptula, que representou no evento os sindicatos da Federação Única dos Petroleiros (FUP), destacou: “Essa parceria tem um simbolismo muito grande e representa um passo importante que mostra que novamente quem ajudou a construir o que a Petrobrás é hoje volta a ter valor, representa dar valor ao aposentado e à pensionista, que dedicaram tanto da sua vida e da sua saúde para construir essa empresa. É uma esperança para o trabalhador a trabalhadora, quem viveu a Petrobrás nas gestões anteriores sabe do que estou falando”.
O diretor do Sindipetro Unificado e da FUP se referiu à mudança de gestão: “Essa parceria também mostra o que a gente deixou de viver durante um bom tempo, nas gestões anteriores da Petrobrás, da AMS e do próprio governo, a impressão que a gente tinha era que eles queriam excluir o aposentado do plano de governo, a contramão do que está sendo construído hoje”.
Saúde preventiva
Segundo informou a Saúde Petrobrás, a avaliação médica anual será realizada com um médico de família, que coordenará toda a jornada de saúde de quem participar do programa, indicando os exames preventivos necessários e montando, na consulta de retorno, um plano individual de cuidados. No site da associação, está detalhado o passo a passo que o participante do PASA poderá realizar, uma vez ao ano, com isenção de coparticipação:
- Uma consulta + retorno com um médico de família
- Uma consulta + retorno com urologista ou ginecologista (na rede credenciada)
- Pacote de exames preventivos
O convite para a avaliação médica anual será enviado no mês do aniversário, e o participante terá até 90 dias corridos após a consulta com o médico de família para realizar os exames por meio do PASA.
Segundo a nota emitida pela entidade, no primeiro momento, o atendimento presencial do PASA acontece na cidade de São Paulo, nas unidades do Sírio-Libanês associadas ao programa, mas está prevista a expansão do atendimento presencial para as cidades do Rio de Janeiro e de Salvador até o final de 2024.