• Home
  • Unificado
  • Designer e educador, as múltiplas facetas de Bruno Munari

Designer e educador, as múltiplas facetas de Bruno Munari

Dicas culturais

Fábio Amicucci | Coque, na Replan | Livro: Minha dica é “Ensaio sobre a cegueira” de José Saramago, livro que nos possibilita diversas interpretações.

Walterney de Melo, “Ratão” | Aposentado da destilação, Replan | Filme: “Silêncio dos inocentes” foi um filme que marcou minha vida, principalmente pelo jeito como aborda o regime de tortura.

Guilherme Galdiano | SBS, na Replan | Música: Recomendo qualquer música do dueto folk sueco “First Aid Kit”. As canções não são tão comerciais e tem todo um resgate de sons naturais.



Cultura

A mudança é a única constante no universo

Até o dia 10 de novembro, o Museu da Casa Brasileira, em São Paulo, apresenta a exposição BRUNO MUNARI: a mudança é a única constante no universo, mostra que apresenta 117 trabalhos do designer e artista italiano, dando uma visão geral do que foi produzido desde os anos 1930 até o final de sua carreira.

Para a exposição foram selecionadas edições raras de livros de arte, que revelam a atuação de Munari no campo do design editorial, além de uma série  de livros infantis com a qual ganhou o Prêmio Hans Christian Andersen (o “Oscar” da literatura infantil), em 1947.

Bruno Munari (1907-1998) foi uma das figuras multifacetadas da arte e do design do século XX que, durante sua carreira, construiu uma verdadeira ideia de realidade alternativa. Designer gráfico, artista e pedagogo, seu percurso profissional esteve em constante diálogo com diferentes formas e correntes artísticas. O método Munari, desenvolvido por ele e voltado à educação para a arte, ainda é aplicado hoje no mundo todo.

Como parte da programação paralela à mostra, o MCB promove uma série de oficinas por meio do seu Programa Educativo, voltadas aos diferentes campos de atuação de Munari. As atividades privilegiarão a infância entre os dias 12 e 19 de outubro, data em que será lançado o livro ‘A fantasia, o design e a literatura para a infância’, de Michaella Pivetti.


Sesc Campinas

Espaço do Brincar: diversão para a garotada de Campinas e região

O Programa Espaço de Brincar, do SESC Campinas, valoriza o ato de brincar, oferecendo local apropriado para a troca e o encontro entre gerações, a convivência com outras crianças, entre elas mesmas e seus responsáveis.
Boa opção para comemorar o mês das crianças.


Esporte

Campeão com méritos

No início do Campeonato Brasileiro de futebol esta coluna marcou como um dos times em ascensão no cenário nacional o Athletico Paranaense, tanto por sua boa estrutura administrativa, como pelo elenco jovem, mas promissor.

Em um campeonato longo, de regularidade, é claro que clubes maiores, com melhor infraestrutura e elenco recheado, leva – teoricamente – vantagens; ao final do primeiro turno, o Athetico encontra-se na zona intermediária, em 11º lugar, à frente de agremiações mais tradicionais, como o Fluminense, o Cruzeiro e o Vasco da Gama.

Se não faz feio no Campeonato Brasileiro, fez muito bonito na Copa do Brasil, charmoso torneio mata-morre (esse troço de mata-mata é equívoco). Na final, venceu com brilho a forte equipe do Internacional, depois de passar pelo Flamengo e pelo Grêmio.

É sempre bom ver o futebol sair do eixo da mesmice (SP/RJ/MG/RS) e incorporar novos protagonistas.

E preparem-se, o Athletico ainda vai dar trabalho no Campeonato Brasileiro.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dicas