Antonio Mentor de Mello Sobrinho: Presente!

Ex-deputado estadual do PT faleceu na noite de terça (7); Velório ocorre nesta quarta (8), das 9h às 15h, no Salão Nobre da Alesp, de onde sai cortejo para sepultamento no Cemitério Congonhas

antonio mentor mauricio de souza
Antonio Mentor foi vereador e secretário em Americana (SP), além de Deputado Estadual por quatro mandatos (Foto: Maurício de Souza/Reprodução CUT)

*Com informações da CUT-SP

Com pesar, o Sindipetro Unificado lamenta informar o falecimento do ex-deputado estadual Antonio Mentor de Mello Sobrinho, aos 74 anos de idade. Antonio Mentor foi vereador e secretário em Americana (SP), além de Deputado Estadual por quatro mandatos. A Central Única dos Trabalhadores (CUT) emitiu uma nota lamentando sua partida e lembrando que “seus mandatos foram sempre pautados pela participação popular e atuação partidária como instrumento de democracia”.

A nota ainda informa que seu velório ocorrerá nesta quarta-feira (8), das 9h às 15h, no Salão Nobre da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). E, na sequência, o cortejo seguirá para o sepultamento no Cemitério Congonhas.

Confira a nota da CUT São Paulo abaixo:

A direção da CUT São Paulo manifesta profundo pesar e solidariedade aos familiares do ex-deputado estadual Antonio Mentor de Mello Sobrinho. Ele faleceu na noite desta terça-feira (7), aos 74 anos de idade, no Hospital Sancta Maggiori, em São Paulo, depois de travar uma grande batalha oncológica.

Antonio Mentor deixa um grande legado para nossas lutas em defesa dos direitos e da democracia. Paulistano, se mudou para Americana na década de 1970, onde construiu família, fundou o PT (Partido dos Trabalhadores) e, incentivado pelo irmão José Mentor, ex-deputado federal e ex-vereador pelo PT na capital paulista, que faleceu em julho de 2020, vítima da Covid-19, disputou sua primeira eleição e foi vereador pelo PT de Americana por três mandatos (1989 a 1999) e secretário municipal de Governo.

Deputado estadual por quatro mandatos (1999 a 2014), em 2002, teve a maior votação da Região Metropolitana de Campinas. Na ALESP, foi líder da bancada do PT; membro da Artesp (Agência de Transporte do Estado) e da Comissão de Transportes; e, em 2007, presidiu a CPI da Eletropaulo. Entre as propostas que apresentou na Assembleia Paulista, estão: o fim do voto secreto dos deputados, o combate ao assédio moral, a garantia do transporte gratuito para os idosos e a regulamentação dos comerciais de medicamentos.

Na 16ª legislatura (2007-2011), seu mandato realizou seminários para a orientação de ONGs quanto a procedimentos administrativos e ao certificado do CNAS (Conselho Nacional de Assistência Social), inclusive com o lançamento de uma cartilha sobre o assunto, que foi disponibilizada no gabinete, gratuitamente para qualquer interessado.

Enfim, seus mandatos foram sempre pautados pela participação popular e atuação partidária como instrumento de democracia. Neste momento de consternação, deixamos nosso abraço fraterno à sua companheira, aos filhos, netos e a todos familiares.

O velório ocorre nesta quarta-feira (8), das 9h às 15h, no Salão Nobre da Alesp (Avenida Pedro Álvares Cabral, 201 – Moema – São Paulo). Na sequência, o cortejo segue para o sepultamento no Cemitério Congonhas (Rua Ministro Álvaro de Sousa Lima, 101 – Jardim Marajoara – São Paulo – SP).

Antonio Mentor, presente!

Pedro Luiz de Campos: presente!

Vitor Peruch