Companheiro Eli, presente!

Ex-presidente do Sindipetro Mauá, Eli da Silva Ferreira faleceu na segunda-feira, 12 de maio; foi liderança histórica na luta sindical e pela redemocratização

Sindipetro perde grande companheiro de luta

Faleceu na última segunda-feira, 12 de maio, o companheiro Eli da Silva Ferreira. Ex-presidente do Sindicato dos Petroleiros de Mauá, foi uma das principais lideranças na reconstrução do movimento sindical durante o período de redemocratização do país.

À frente do Sindipetro entre 1977 e 1989, teve papel decisivo na reabertura do Sindicato, após 13 anos de fechamento forçado pela ditadura militar. Defensor incansável do monopólio estatal do petróleo, também se destacou na luta pela anistia dos trabalhadores da Refinaria de Capuava (Recap), demitidos por razões políticas durante o regime autoritário.

Eli da Silva Ferreira também participou da fundação do Partido dos Trabalhadores (PT) de Mauá e esteve presente em diversas frentes de mobilização social e sindical, sempre comprometido com os direitos da classe trabalhadora.

O Sindipetro Unificado lamenta profundamente a perda de tão valoroso companheiro e manifesta solidariedade aos familiares, amigos e parceiros de luta.

Eli da Silva Ferreira, presente!

Posts relacionados

Trabalhadores do setor de saúde da Replan entram em greve

Maguila Espinosa

“Nossa maior responsabilidade é honrar o legado de luta dessa entidade”, afirma coordenador geral eleito Steve Austin

Maguila Espinosa

Reeleger Lula é fortalecer o Sistema Petrobrás, afirmam lideranças na abertura do Confup

Guilherme Weimann