Ação Minutex: Petrobrás recebe intimação para pagar sindicalizados

A Petrobrás foi intimada na segunda-feira, 6 de maio, a pagar os trabalhadores da Replan que fazem parte da ação do Minutex (ou Minutinho). A 2ª Vara do Trabalho de Paulínia homologou os cálculos do processo e determinou que a companhia efetuasse o pagamento até o dia 8. A Petrobrás, entretanto, solicitou um prazo de 15 dias para o depósito.
“O juiz vai analisar o pedido da empresa e, provavelmente, vai acatá-lo. Neste caso, a expectativa é que a Petrobrás faça o depósito para o Sindicato no começo do mês de junho. Depois, o juiz tem que aguardar mais cinco dias, que é o prazo estabelecido pela legislação para pedidos de recurso”, esclarece o advogado do Unificado João Antônio Faccioli.

Nas contas do advogado, se tudo correr bem e não houver recurso por parte da Petrobrás, o dinheiro deverá ser liberado para que o Sindicato possa fazer o pagamento aos trabalhadores até o final de junho.
Faccioli destaca que, neste primeiro momento, receberão o valor da ação do Minutinho somente  os petroleiros que constam na lista juntada no processo. “A discussão sobre outros trabalhadores que o Sindicato quer incluir no processo está pendente de julgamento de recurso em Brasília, no Superior Tribunal Federal (STF)”, explica.

Processo
A ação do Minutinho tramita na Justiça há mais de 10 anos e beneficia os petroleiros sindicalizados em regime de turno, que saíram da Petrobrás a partir do dia 19/12/2001 ou que trabalharam na empresa no período de 19/12/1998 a junho de 2001.

Confira aqui o vídeo com a explicação do Depto. Jurídico do Sindicato.

 

 

Posts relacionados

Conquista! Petroleiros celebram vitória do processo do “Minutex”

Vitor Peruch

Unificado conquista ação do “Minutex” para petroleiros de São Caetano do Sul

Guilherme Weimann

Setor jurídico atualiza ações coletivas movidas pelo Sindipetro-SP

Guilherme Weimann