Rodada de reuniões com trabalhadores do refino discutiu segurança, ergonomia e dimensionamento de efetivo na refinaria de Capuava

O Sindipetro Unificado concluiu a rodada de setoriais com os trabalhadores do Refino, onde foi discutido o efetivo da Destilação, Craqueamento e Área Fria da Refinaria de Capuava (Recap), à luz da realidade atual e dos novos projetos previstos para implantação na unidade.
As reuniões produziram debates de alto nível técnico, com foco na segurança, ergonomia e saúde dos trabalhadores, assim como na segurança do processo. Com isso, foi possível avaliar a distribuição de atividades para os diferentes postos de trabalho, levando em consideração as mudanças ocorridas no processo nos últimos anos, assim como as diversas atividades que antes eram realizadas no horário administrativo, mas que hoje são realizadas nos turnos, tais como etapas do planejamento de manutenção, emissões de PT, cursos EAD, dentre outras.
A partir dos relatos e evidências coletadas nas conversas, foram produzidas sínteses e propostas para a adequação do efetivo e da distribuição dos equipamentos nas áreas de processo, assim como foram levantadas necessidades de treinamento e alertas importantes para o cenário após a expansão da área de processo prevista para ocorrer na próxima Parada Geral de Manutenção da Recap, incluindo a implantação da Caldeira de CO.
O relatório produzido a partir das setoriais será validado junto aos participantes e, em seguida, será apresentado para a gestão da refinaria com o objetivo de buscar melhorias na organização do trabalho realizado nessas unidades, assim como servirá como arcabouço técnico para as negociações do sindicato com a refinaria sobre o tema.
O diretor do Sindipetro Unificado, Pedro Nascimento, destacou a importância da participação da categoria nesse processo. “As setoriais retomam uma dinâmica fundamental, na qual os trabalhadores e trabalhadoras avaliam de forma crítica os processos e as dinâmicas do trabalho nas quais estão inseridos”, afirmou.
Segundo ele, “essa escuta ativa certamente produz as melhores alternativas para a organização do trabalho, melhorando a ambiência, as condições do trabalho e a segurança das pessoas e do processo produtivo”.
