Venda da UFN-3 esbarra em liminar de juíza federal

Ato na UTE contra a privatização

Apesar de o STF (Superior Tribunal Federal) ter liberado a venda de subsidiárias da Petrobrás sem licitação e aprovação do Congresso, a negociação da UFN-3 (Unidade de Fertilizantes Nitrogenados), em Três Lagoas (MS), esbarra em uma decisão da Justiça Federal do Rio de Janeiro. Em 10 de junho, a juíza Itália Bertozzi decidiu manter, temporariamente, a liminar que suspende o processo de venda da unidade.

Desde a sentença do STF, no dia 6 de junho, os meios de comunicação do Estado já noticiam como certa a compra da empresa pelo grupo russo Acron, cuja negociação começou há um ano e meio.

Segundo a sentença da juíza, a decisão do STF “não esvazia o conteúdo da medida liminar neste feito deferida”, já que, “não se dispensa a observância dos princípios da administração pública previstos no artigo 37 da CRFB-88, bem como a existência de efetiva competitividade”.
De acordo com o diretor do Sindipetro Unificado-SP Gustavo Marsaioli, a UFN-3 será a maior fábrica de fertilizantes da América Latina. “A operação da unidade deverá reduzir as importações de fertilizantes nitrogenados, colaborando para o crescimento do país”, estima ele. Dados da Abrisolo (Associação Brasileira das Indústrias de Tecnologia em Nutrição Vegetal) mostram que o Brasil importou 24,86 milhões de toneladas de fertilizantes no último ano, sendo 35% só de nitrogenados.

Obras paradas

A Unidade de Fertilizantes Nitrogenados não chegou a ser inaugurada e teve sua obra interrompida em 2014, após a Petrobrás rescindir o contrato com as empresas responsáveis pela construção. A principal função da UFN seria reutilizar o gás natural extraído do pré-sal em forma de insumo. “Sua venda, entretanto, não vai garantir que a Acron mantenha a compra desse gás diretamente da Petrobrás”, destaca Marsaioli.

Edital de Convocação de Assembleias

Ademilson Costa

Trabalhadores denunciam que Petrobrás vende materiais novos como sucata

Petrobrás ignora surto de covid em Três Lagoas e convoca petroleiros para manutenção