TST julga nesta quarta ACT dos Correios

Por Norian Segatto

Nesta quarta-feira, 2, a partir das 14h, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) julga a continuidade do acordo coletivo dos trabalhadores da Empresa de Correios (ECT).

A categoria luta pela manutenção d os direitos conquistados pelo atual acordo, e por reajuste salarial de 3,25%, baseado na inflação do último período. A data-base da categoria é 1° de agosto.

Os empregados da ECT também se mobilizam conta a tentativa de privatização. Essa tem sido a lógica dos trabalhadores de empresas públicas como a Petrobrás e a CEF, entre outras, na mira da ganância financista patrocinada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, o Chicagoboy do capital internacional.

A direção da ECT apresentou no início da campanha salarial, uma proposta para um novo acordo coletivo com a supressão de cláusulas de proteção, além de cortes em diversos benefícios. Se isso lhe parece familiar, petroleiro, pode ter certeza de que não é apenas coincidência, mas uma estratégia governamental para acabar com as empresas públicas.

Os funcionários da ECT estão apreensivos com o julgamento, porque historicamente, as decisões do TST não têm sido favoráveis aos trabalhadores.

O secretário-geral da Federação dos Trabalhadores nos Correios, José Rivaldo Silva, afirmou que “após marcar o julgamento desta quarta, o TST propôs a suspensão da greve e os trabalhadores aceitaram. Já as propostas do TST aos Correios foram ignoradas pela direção da empresa. Não houve nenhum gesto dos Correios em querer negociar”.

Com informações CUT

Correios não apresenta proposta e paralisação continua