Última festa de 2024 do Sindipetro reúne música ao vivo, churrasco e alegria em celebração às conquistas da categoria
Por Vítor Peruch
A categoria petroleira está em clima de celebração. Neste sábado (14), a Regional Campinas do Sindipetro Unificado promoveu sua festa de fim de ano, reunindo trabalhadoras, trabalhadores e seus familiares para comemorar as conquistas de 2024 e renovar as esperanças para o próximo ano. O evento contou com um ambiente de alegria e união, marcado por uma programação musical especial e um cardápio variado que agradou a todos os presentes.
As atividades foram abertas ao som de um quarteto de cordas, que encantou o público com um repertório de música brasileira, trazendo leveza e harmonia para a confraternização com um espetáculo emocionante.
Com a formação de três violinos e um violoncelo, os músicos encantaram o público ao interpretar clássicos como “Canto das Três Raças”, de Mauro Duarte e Paulo César Pinheiro, “Maria, Maria”, de Milton Nascimento, “O Bêbado e o Equilibrista”, de Aldir Blanc e João Bosco, e a icônica “Para Não Dizer Que Não Falei das Flores”, de Geraldo Vandré.
A festa também contou com a energia contagiante e já tradicional do MCJ Trio, que animou a tarde com clássicos e sucessos do rock nacional e internacional que colocaram os presentes para cantar e dançar. Na sequência, Leo Spezia e os Speziales assumiram o palco, também com muito rock’n’roll.
Depois de muito rock nacional e internacional, o grupo Partido Nobre tomou conta da festa, agitando a categoria petroleira com muito samba, pagode e partido alto. Com ritmos que marcaram a cultura popular, o Pagode Nobre trouxe a alegria do samba para fechar a festa com chave de ouro.
Além das atrações musicais, o evento ofereceu um almoço completo e um delicioso churrasco, preparados com o carinho e a atenção de uma equipe que trabalhou incansavelmente para fazer da celebração um sucesso. Foram mais de 50 pessoas envolvidas na organização e execução da festa, desde a montagem do espaço até o atendimento durante o evento.
A festa da Regional Campinas é a última das três grandes confraternizações promovidas pelo Sindipetro Unificado neste ano. No sábado passado (7), foi a vez da Regional Mauá abrir as festividades, e, na sexta-feira (13), a Regional São Paulo celebrou sua festa com grande participação da categoria. Em todas as regionais, o clima foi de gratidão pelas vitórias conquistadas em 2024 e de mobilização para os desafios que 2025 reserva.
“Essas festas representam mais do que um momento de lazer e descontração. Elas reafirmam o compromisso da categoria em estar unida, seja nos momentos de luta ou de celebração. Agradecemos a todos que compareceram e, principalmente, àqueles que trabalharam para que esses eventos acontecessem”, destacou o diretor do Sindipetro Unificado, Steve Austin, presente no evento.
“Foi um ano de muita luta, como sempre é. É possível ver alguns avanços em diversos temas, mas também é importante frisar que há muito a ser feito em 2025, tanto para os trabalhadores da ativa, mas também para aposentados com relação aos equacionamentos da Petros”, finalizou Austin.
O evento reuniu famílias de petroleiros, trabalhadores e trabalhadoras, além de lideranças sindicais e de movimentos sociais. Crianças, adultos e todos os presentes compartilharam um momento de união, celebração e reforço da luta coletiva.
A importância de celebrar
Para a categoria petroleira, 2024 foi um ano de muitos desafios, mas também de conquistas importantes. Segundo os diretores do Sindipetro Unificado presentes, as festas de fim de ano não apenas reconhecem os esforços de cada trabalhador e trabalhadora ao longo do ano, mas também fortalecem os laços de solidariedade e camaradagem que são tão essenciais para a luta coletiva.
“Esses momentos são fundamentais para recarregar nossas energias e renovar nosso compromisso com as batalhas que virão. 2025 será um ano estratégico, e é importante começar com a certeza de que estamos juntos nessa caminhada”, afirmou o diretor do Sindipetro Unificado, Rodrigo Zanetti.
O Sindipetro Unificado reforça o agradecimento a todos que fizeram parte das festividades, seja organizando, participando ou apenas prestigiando os momentos de alegria. Que essa energia positiva nos acompanhe no próximo ano, renovando a força da nossa luta coletiva.