Sindipetro Unificado inicia ciclo de entrevistas eleitorais na próxima terça-feira (6)

Por meio de lives, reportagem do Unificado recebe petroleiros que estão se candidatando a cargos legislativos e executivos nestas eleições em municípios do estado de São Paulo

Foto: Reprodução

A partir da próxima terça-feira (6), o Sindicato do Unificado dos Petroleiros do Estado de São Paulo (Sindipetro-SP) dará início a um ciclo de entrevistas com candidatos petroleiros ao Executivo e Legislativo de municípios localizados no estado de São Paulo. O objetivo é destacar a importância da participação popular nos processos eleitorais e discutir com os concorrentes eleitorais as pautas mais relevantes à categoria petroleira, como a defesa do patrimônio público e das estatais, em especial a Petrobrás, e geração e manutenção dos empregos.  

As lives irão ao ar todas às terças e quintas-feiras, às 12h, nas páginas do Facebook e Youtube do Sindipetro-SP. Todos os convidados se enquadram nos critérios de ser petroleiro – da ativa ou aposentado – e ser filiado a algum dos três sindicatos da categoria no estado de São Paulo, ou em cidades de abrangência do Unificado.

Essa iniciativa do Sindipetro tem como objetivo visibilizar as opções de candidatos que são favoráveis às pautas defendidas pelas organizações trabalhistas, além de mostrar a importância da participação massiva  da população no processo eleitoral municipal.

Já para selecionar os partidos que participarão do ciclo de debates, os critérios foram semelhantes. Em busca da preservação da pluralidade partidária, o Sindicato contatou aqueles que, além de possuírem um programa compatível com a luta sindical, posicionaram-se nos últimos anos contra projetos considerados essenciais à própria sobrevivência da categoria, como a reforma da previdência e trabalhista, a MP da liberdade econômica, a PEC do teto de gastos e a privatização das estatais.

“Diante de um compromisso do Sindicato com a pluralidade partidária e sem abrir mão da luta de classe sindical, selecionamos para as entrevistas candidatos de partidos condizentes com os ideais da categoria. Essa é uma forma de mostrar aos nossos trabalhadores próprios, terceirizados e associados de que o ambiente político interfere diretamente em nossas vidas”, afirma Gustavo Marsaioli, diretor da Comunicação do Sindipetro.

Importância da participação dos eleitores nas votações municipais

O processo de escolha dos gestores dos municípios deve contar com a participação popular e ser cautelosamente acompanhado, visto que estes novos integrantes exercem muita influência também no âmbito nacional.

Marsaioli explica que, principalmente nas eleições municipais, a população tende a votar por afinidade ou porque é próxima do candidato. “Esse costume pode acabar favorecendo pessoas que lá na frente votarão em leis que podem prejudicar seu próprio eleitorado. Por isso, o Sindicato busca trazer essa reflexão por meio desse ciclo de entrevistas, que é uma forma de mostrar aos trabalhadores a importância de um voto consciente, pois essa escolha afeta diretamente a vida de todos e todas”, aponta.

Agenda das entrevistas

Terça-feira (06/10) – Silvio Marques, candidato a vereador pelo PT em Campinas

Terça-feira (13/10) – Carlos Augusto Sassá, candidato a vereador pelo PT em Jacareí

Quinta-feira (15/10) -Fábio Mello, candidato a prefeito pelo PSol em Cubatão

Terça-feira (20/10) – Jair Campos (Jairzinho), candidato a vereador pelo PT em Mairiporã

Quinta-feira (22/10) – Laura Leal, candidata à prefeita pelo PSTU em Campinas

Terça-feira (27/10) – Pedro Augusto, candidato a vereador pelo PSol em Santo André

Quinta-feira (29/10) – Alexandre Castilho, candidato a vereador pelo PT em Osasco

Posts relacionados

Justiça considera ilegal corte de salário da Petrobrás durante pandemia

Luiz Carvalho

Coleta de dados de beneficiários do Renda Emergencial pode ajudar governo nas eleições

Luiz Carvalho

Replan propõe mudanças em testes de covid que atendem grande parte das reivindicações

Guilherme Weimann

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Clique aceitar se você está de acordo ou pode cancelar, se desejar. Aceito Ler Mais

Política de Privacidade