Candidatos podem se inscrever de forma online até o dia 26 de julho
Os trabalhadores e trabalhadoras da Refinaria de Paulínia (Replan) da Petrobrás têm até o dia 26 de julho para se inscrever como candidatos à Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) para a gestão 2024-2025. As inscrições podem ser feitas através deste link. Todos os funcionários ativos lotados na Replan estão aptos a participar e, após a inscrição, receberão um comprovante.
Prevista em lei, a CIPA é uma comissão mandatada pela Norma Regulamentadora NR-05, que determina a existência de seis vagas para membros titulares e quatro vagas para suplentes. A principal missão da CIPA é promover a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, mas além disso, desde de 2023, também passou a prevenir quaisquer tipos de assédio no ambiente laboral: “A CIPA é um canal que ajuda na resolução de problemas e identificação de riscos. Mas, além disso, desde o ano passado, ela tem um papel importantíssimo no mundo atual que é o de prevenção de assédios no ambiente de trabalho”, explica o integrante da CIPA e da chapa PartiCIPAção, Arthur Bob Ragusa.
Entre as suas atribuições da Comissão, também estão o estabelecimento de diretrizes para a constituição e funcionamento da comissão, a eleição de representantes dos empregados e a indicação de representantes dos empregadores.
A CIPA também realiza reuniões periódicas para discutir questões relacionadas à segurança e saúde no ambiente de trabalho, elabora planos voltados para a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, promove inspeções de segurança no ambiente de trabalho e investiga acidentes, propondo medidas preventivas.
A diretora do Sindipetro Unificado e integrante da chapa PartiCIPAção, Cristiane Reis, falou sobre a importância dos trabalhadores e trabalhadoras escolherem seus representantes para a CIPA: “É importante que os trabalhadores se organizem para a escolha de representantes comprometidos com a fiscalização do cumprimento das normas de segurança e também das condições de trabalho. A recente alteração da NR-05 ampliou nossas atividades e agora é possível atuar de forma mais efetiva na prevenção ao assédio e violência no trabalho promovendo não só a saúde física mas também mental das pessoas”.