Nesta quarta-feira (16), a engenheira Vanessa Farias e a equipe do Sindipetro visitarão a Destilação da Replan para aprofundar as discussões sobre exposição ocupacional
O Sindipetro Unificado promoveu um encontro com trabalhadores da Refinaria de Paulínia (Replan), no qual foram debatidos temas relacionados à aposentadoria especial e à saúde do trabalhador.
A reunião, que ocorreu nesta terça-feira (15) na sede regional de Campinas, contou com a participação da engenheira de segurança do trabalho Vanessa Farias, especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho e mestre em Saúde Coletiva, com ampla experiência na área de saúde do trabalhador. A engenheira acompanha os petroleiros há 12 anos, atuando como assistente técnica em perícias judiciais e prestando consultoria a sindicatos.
Durante o evento, os trabalhadores tiveram a oportunidade de se apresentar e compartilhar suas experiências dentro da refinaria, especialmente em relação às ocorrências e dinâmicas de trabalho no setor de Destilação. A engenheira Vanessa Farias destacou os impactos da redução do efetivo sobre a saúde e a segurança dos trabalhadores, respondendo a diversas dúvidas sobre a rotina diária na refinaria.
Farias também anunciou que, após uma visita a refinaria, irá produzir um relatório focado nas condições de trabalho, com ênfase nas exigências para aposentadoria especial: “Este documento não se trata de um laudo pericial técnico, mas já fornece elementos sobre a legislação e os riscos ocupacionais existentes”.
Além dos trabalhadores da ativa e aposentados, o encontro contou com a presença dos diretores do Sindipetro Unificado, Rodrigo Zanetti e Steve Austin. A reunião foi mais uma etapa da luta em defesa da saúde e da aposentadoria digna dos petroleiros.
A programação seguirá nesta quarta-feira (16), com uma visita ao setor de Destilação da Replan, onde a engenheira e perita Vanessa Farias e a equipe do Sindipetro continuarão as discussões sobre a exposição ocupacional e suas implicações.