• Home
  • Unificado
  • Proposta rejeitada, ACT prorrogado, negociação continua

Proposta rejeitada, ACT prorrogado, negociação continua

Após uma semana tensa e agitada, de assembleias marcadas por disputas entre a alta gestão da empresa, que pressionou gerentes e cupinchas para votar pela aceitação da proposta rebaixada, as negociações entre empresa e federações e sindicatos continuam.

As assembleias debateram e deliberaram sobre 4 pontos de pauta. Os resultados das bases do Unificado foram as seguintes:

Diante dos impasses das negociações, a FUP e a FNP participaram da reunião no Tribunal Superior do Trabalho (TST), para mediação do Acordo Coletivo de Trabalho. Após reunião com as federações, os representantes do TST se reuniram com a Petrobrás. Participaram da mediação o ministro Renato Lacerda e o juiz auxiliar da Vice-Presidência do TST, Rogério Neiva.

Apesar da mediação ter sido pedida pela Petrobrás, os gestores não aceitaram a proposta das federações de prorrogar o Acordo Coletivo e manter o processo de discussão em mesa de negociação, na própria empresa.

Diante da intransigência da Petrobrás, o ministro do TST propôs que a empresa prorrogue o ACT e dê continuidade à mediação no Tribunal.

 

Má fé

“Os gestores, ao pedirem a mediação, quebrando uma tradição da empresa e sindicatos de solucionar os impasses em mesa de negociação, já sabiam que o TST, em todas as mediações, propõe a prorrogação do ACT por no mínimo 30 dias. Pedir a mediação do TST, para lá rejeitar a prorrogação do ACT – a qual, repito, sabiam que o tribunal proporia – é ato de explícita má fé. É como querer aproveitar da mediação só o ‘pedaço’ que lhes interessa”, explica o assessor jurídico da FUP, Normando Rodrigues.

 

Prorrogação do ACT e continuidade das negociações

Em resposta à proposta promovida pelo TST de prorrogar o ACT e continuar a negociação, a Federação Única dos Petroleiros – FUP e seus sindicatos filiados, aceitaram prosseguir no procedimento de mediação.

Deverão ser incluídas na mediação as subsidiárias da controladora Petrobrás, assim como a Araucária Nitrogenados.

 

Calendário das próximas reuniões

Dia 4/9 reunião TST e Petrobrás.
Dia 5/9 reunião TST, Federações e sindicatos.
Dia 10/9 reunião conjunta.