O ‘feliz’ ano novo de um gerente da Replan

Gerente da maior refinaria do país decidiu segurar trabalhadores da Manutenção na véspera do réveillon para consertar um tanque – que continua parado até hoje

replan ano-novo
Na mesma semana, trabalhadores do turno ficaram sem ceia na noite de Natal (Foto: Adobe Stock)

Por Bronca do Peão*

Imagine uma situação hipotética… É véspera de Ano-Novo e último dia útil do ano. Há várias semanas você recebeu a notícia de que trabalharia apenas até o meio-dia. Por isso mesmo, deixou para comprar as carnes, as bebidas e até mesmo aquela roupa esperta justamente após a liberação do trabalho.

Agora imagina que, poucos minutos antes do horário de ser liberado para curtir a virada com a família e amigos, você é avisado que terá que trabalhar até às 18h por uma decisão arbitrária de um gerente?

Pois foi justamente isso o que ocorreu na Refinaria de Paulínia (Replan) – a maior do Sistema Petrobrás. Não bastasse negar a ceia para os trabalhadores do turno que passaram a noite natalina dentro da unidade, agora decidiram punir os ‘peão’ da Manutenção.

O gerente interino do setor de Transferência e Estocagem resolveu, de uma hora para outra, que os empregados contratados da manutenção tinham que arrumar o misturador de um tanque que estava quebrado há meses ainda na sexta-feira, véspera da virada do ano – serviço que poderia tranquilamente ser realizado na segunda-feira (3).

Será que esse gerente interino tem amigos ou familiares? Será que se importa com o andamento do trabalho e com a ambiência? Este é mais um exemplo da arbitrariedade e falta de empatia que predomina na Replan.

Detalhe: o tanque continua sem funcionamento até hoje, quarta-feira (4).

Será que é carência ou sadismo? Independentemente da resposta, atitudes como esta estão com os dias contados.

*Texto enviado por trabalhador da base que preferiu não ser identificado.

Posts relacionados

Responsabilidade Social promove ação solidária de Natal na Replan

Vitor Peruch

Sindipetro Unificado convoca trabalhadores da Emthos para assembleia

Maguila Espinosa

Unificado obtém vitória em segunda instância na ação do Saldo AF

Guilherme Weimann