ACT: mesa debate AMS, tabela de turno e avança no parcelamento do retroativo 70×30

Em reunião com a Petrobrás e subsidiárias nesta quinta-feira, 27, a FUP e a FNP trataram dos capítulos do Acordo Coletivo de Trabalho referentes à saúde e segurança (SMS) e à AMS. Foi a primeira rodada de negociação, após a rejeição massiva da categoria à proposta apresentada pela empresa.

As federações reafirmaram que saúde e segurança não podem ser tratadas pelos gestores da Petrobrás como custo e menos ainda utilizadas como ferramentas de cooptação, punição e sonegação.

As entidades sindicais enfatizaram que não aceitam nenhum direito a menos e cobraram o aperfeiçoamento das cláusulas do atual Acordo Coletivo.

A Petrobrás, por sua vez, insiste na proposta rejeitada, cujo capítulo de SMS foi praticamente desmontado. Das atuais 19 cláusulas, os gestores mantiveram somente 3; retiraram 2 e alteraram 14, com reduções de direitos.

O objetivo é tirar as representações sindicais de todos os espaços de intervenção e debates, deixando o caminho livre para a empresa implementar o “novo modelo mental”, defendido recentemente pelo gerente geral do Compartilhado, em uma vídeo conferência (onde representava a Gerência Executiva), incentivando os empregados a trabalharem doentes e com dor para cumprir as metas do PRVE.

A FUP e a FNP cobraram uma resposta dura da Petrobrás às afirmações do gerente e reafirmaram que não permitirão que o SMS seja utilizado como um valor de meritocracia, enquanto centenas de trabalhadores se acidentam, adoecem e morrem pela ausência de uma política de segurança focada nas reais necessidades da categoria.

Custeio 70×30

Um dos principais pontos debatidos nessa rodada de negociação foi em relação à proposta de pagamento retroativo para estabelecer a relação 70×30 na AMS. Segundo o dirigente da FUP, Paulo César Martin, o PC, após muito debate ficou previamente acordado fazer o parcelamento desse retroativo em 8 parcelas, sendo que os sindicatos que têm ação judicial podem adotar essa proposta ou continuar com o processo na Justiça.

Outro ponto que a empresa quer adotar, que é a Resolução 23 da CGPar (que, na prática, pode significar o fim da AMS) enfrenta forte resistência do movimento sindical. “Nisso não tem acordo”, afirma PC, que completa informando que as federações solicitaram a realização de uma auditoria externa nas contas da AMS. Ao final da reunião do dia 27, PC e o representante da FNP, Adedson Costa fizeram um vídeo com essas explicações. Clique aqui para conferir o vídeo.

Tabela de turno

Outro ponto debatido foi a tabela de turno, que continua suspensa, como anunciado na semana passada. Os representantes dos trabalhadores propuseram que esse tema seja tratado somente após a conclusão do Acordo Coletivo. Foi suspensa, também, a DIP que proibia as permutas e trocas

Confira as próximas rodadas de negociação

Segunda-feira  – Resultados da empresa

Terça-feira – Horas extras / Relações sindicais e Terceirização

Quarta-feira – Remuneração e vantagens.

Com informações da FUP

Justiça do Trabalho reconhece legitimidade do Unificado em Três Lagoas

Unificado realiza assembleias para escolha da melhor opção de tabela de 12 horas

Edital de Convocação de Assembleias