INSS amplia atendimento para prova de vida

Novas opções de agendamento

Os petroleiros aposentados e pensionistas com 60 anos ou mais, beneficiários do INSS, contam com mais uma opção para realizar a prova de vida. O atendimento foi ampliado e, desde março, pode ser feito por meio de agendamento, diretamente na agência da Previdência Social. Antes, a comprovação só era permitida no banco onde o beneficiário recebe o pagamento do INSS.
Para os segurados com mais de 80 anos e problemas de locomoção, agora é possível agendar a visita de um agente do INSS à residência ou ao estabelecimento hospitalar para a comprovação da prova de vida. O beneficiário deve apenas apresentar com antecedência um atestado médico ou declaração emitida pelo hospital à uma agência da previdência.
Caso o aposentado ou pensionista não tenha condições de comparecer a uma agência bancária ou um posto do INSS, a verificação pode ser efetuada por um procurador ou representante legal.
A realização da prova de vida deve ser feita anualmente e, se não for concretizada, o pagamento do benefício será suspenso até que o segurado regularize a situação.
O agendamento para todos os novos serviços de prova de vida deve ser realizado por telefone, na Central 135, ou no portal Meu INSS (https://meu.inss.gov.br/central/#/).

Posts relacionados

Petros antecipa décimo terceiro salário de aposentados e pensionistas

Guilherme Weimann