FUP e Petrobrás voltam a se reunir na quarta para discutir tabela de turno

Em resposta à cobrança da FUP, a Petrobrás agendou nova reunião na quarta-feira, 08/01, para tratar das mudanças nas tabelas de turno. A reunião será às 14h30, no EDIHB, no Rio de Janeiro.

Intransigência nas negociações

As assembleias nas bases da FUP referendaram a proposta que havia sido apresentada à Petrobrás no dia 21 de novembro de manutenção das atuais tabelas de turno ininterrupto de revezamento que já vinham sendo praticadas nas unidades da empresa. A FUP propôs e a pactuação delas em um termo aditivo ao Acordo Coletivo de Trabalho.

A Gerência de Gestão de Pessoas, no entanto, rompeu o processo de negociação e, de forma unilateral, submeteu aos trabalhadores quatro tabelas de turno para que fossem votadas em um plebiscito sem legitimidade.

A Petrobrás ainda impôs a condição de que a tabela mais votada só seja adotada se houver acordo com os sindicatos. Caso contrário, a tabela adotada será a “tabela X” ou a “3×2 literal”.

Mesmo diante da baixíssima participação da categoria na pesquisa feita pela empresa e da ampla maioria de votos nas assembleias pela proposta da FUP, os gestores da Petrobrás ameaçam implementar uma nova tabela de turno, à revelia da vontade dos petroleiros, a partir de 01/02/2020.

“Essa tabela X que a empresa quer impor só foi implantada para os trabalhadores que ingressaram com ação trabalhista, requerendo passivo. Por que o RH quer agora implanta-la para todos os trabalhadores de turno, mesmo quem não tem ações judiciais?”, questiona o diretor da FUP, Simão Zanardi.

Em documento enviado à Petrobrás no dia 16 de dezembro, a FUP e seus sindicatos se colocaram à disposição para pactuar as tabelas de turno, em cumprimento ao ACT mediado pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), que estabeleceu a retomada das discussões sobre a tabela de turno, conforme entendimentos anteriores.

[FUP]

Posts relacionados

Tabela de turno de 12 horas da Replan entra em vigor no dia 29

Luiz Carvalho

Editais de Convocação de Assembleias

Ademilson Costa

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIAS

Ademilson Costa