Sindipetro Unificado assina acordo com a Recap relativo à tabela de turno

Documento foi assinado nesta terça-feira (15), após a Petrobrás retirar trecho que, na prática, faria com que os petroleiros renunciassem às ações relacionadas aos passivos trabalhistas anteriores

tabela de turno
Nova tabela de turno, de 12 horas, será implementada a partir do dia 21 de agosto

Por Guilherme Weimann

Na tarde desta terça-feira (15), o Sindipetro Unificado assinou o acordo relativo à tabela de turno da Refinaria de Capuava (Recap), localizada em Mauá (SP). Na última semana, mais de 90% dos trabalhadores da unidade aprovaram o documento, após a Petrobrás – dona da refinaria – tomar a decisão de retirar o parágrafo segundo da quarta cláusula.

O trecho reconhecia a legalidade das tabelas anteriores, o que, na prática, resultaria na renúncia das ações relacionadas aos passivos trabalhistas anteriores.

Por se negarem a assinar o documento com esse parágrafo, os petroleiros da Recap ficaram por mais de três anos com uma tabela 3×2 (três dias de trabalho por dois de descanso), imposta pela empresa.

Para o operador da Recap e diretor da Sindipetro Unificado, Juliano Deptula, a assinatura desse documento é uma prova de que a coletividade saiu vitoriosa: “Mesmo com as dificuldades pessoais, o coletivo prevaleceu e provou que, juntos, é possível resistir e avançar. Todos os trabalhadores e trabalhadoras que participaram desse processo têm que se reconhecer nesta vitória”.

A nova tabela de turno será implementada a partir do dia 21 de agosto, com jornada de 12 horas, semelhante à tabela que está em vigor na Refinaria de Paulínia (Replan) desde 2021.

Recap: Sindipetro Unificado conquista vitória em relação à tabela de turno

Vitor Peruch

TABELA DE TURNO RECAP – EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIAS

Ademilson Costa