Deputados lançam Frente em defesa da Petrobrás

Petroleiros e parlamentares juntos em defesa da soberania nacional

Na quarta-feira, 29, foi lançada, na Câmara dos Deputados, em Brasília, a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Petrobrás, composta por deputados e senadores do PT, PCdoB, PSOL, PDT, PSB, PROS e partidos que fazem oposição ao governo. O deputado federal Nelson Pellegrino (PT-BA), que preside a Frente, destacou durante o lançamento, a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal, Edson Fachin, de proibir privatização de ativos de estatais conduzida de forma inconstitucional, sem licitação e sem consulta ao legislativo.

“Manter as privatizações na Petrobrás do jeito que estão sendo conduzidas, sem licitações, nem consulta ao legislativo, é violação clara do Estado Democrático de Direito. Estamos fazendo uma peregrinação junto aos ministros do STF para alertá-los sobre isso”, afirmou o senador Jaques Wagner (PT-BA).

O coordenador da FUP, José Maria Rangel, lembrou que a luta dos petroleiros em defesa da soberania é antiga e destacou a importância do engajamento dos parlamentares. “Nós petroleiros desembarcarmos aqui em 2015, durante a apresentação do projeto do Serra, que tinha como objetivo central a entrega do pré-sal e o fim do modelo de partilha. Apesar de todas as adversidades que enfrentamos em um ambiente político que estava completamente contaminado pela Lava Jato e pelas falácias de que a Petrobrás estava quebrada e não tinha condições de operar o pré-sal, nós conseguimos garantir à empresa o exercício da preferência como operadora única nos leilões”, lembrou. Assista a intervenção de Zé Maria acessando https://www.youtube.com/watch?v=rIWG9zjnaLI

Com informações: FUP e Brasil247