CUT celebra seus 41 anos reafirmando seu papel na história do país

Central Única dos Trabalhadores teve papel fundamental na história recente do país e continua atuante em defesa da classe trabalhadora

Por Luiz Cabral, da redação da CUT

Nesses 41 anos de existência, a entidade foi marcada por inúmeras mobilizações e lutas em defesa dos trabalhadores: foram greves em todo Brasil exigindo reajustes salariais, garantias no emprego e contra demissões e trabalhos precarizados; campanhas por trabalho, terra, moradia, salário, previdência pública e caravanas em defesa da democracia, entre tantas outras.

Visando lutar para garantir o estado democrático de direito, a CUT esteve, por exemplo, no movimento “Diretas Já” que começou a tirar o Brasil das garras da ditadura militar. Esteve, também, junto à população brasileira, nos atos que pediram o impeachment do ex-presidente Fernando Collor de Mello, protestou contra as medidas econômicas neoliberais de FHC, contra a reforma trabalhista do presidente Michel Temer e contra as destruições sociais macabras do último governo de extrema direita.

Esses só são alguns dos exemplos das infinidades de ações em que a entidade marcou presença durante essas mais de quatro décadas de existência. Este ano, a CUT está em campanha contra os juros altos, que estão atrapalhando o progresso e desenvolvimento do país.

“Não dá para falar das lutas e conquistas no mundo do trabalho e na história do país sem falar da importância do envolvimento da CUT nesses assuntos. Foram 41 anos de muita luta e desafios. Por isso, dia 28 de agosto é dia de celebrar com muito orgulho o aniversário da CUT”, afirma Maria Aparecida Faria, Secretária de Comunicação da CUT Nacional.

FUP celebra trajetória da Central

A Federação Única dos Petroleiros (FUP) também emitiu uma nota e um vídeo em suas redes sociais celebrando os 41 anos da Central Única dos Trabalhadores.

No vídeo, o coordenador-geral da FUP, Deyvid Bacelar, ao lado de Luciomar Vita Machado, vice presidente da Central Única da Bahia, diretamente da Escola Latino Americana de Agroecologia, no Paraná, onde ocorre a 11ª Plenária Nacional da FUP, Bacelar afirma: “Se nós queremos falar da história da democracia brasileira, com certeza veremos a CUT em defesa desta democracia”.

Confira a nota:

“Parabéns CUT pelos 41 anos de luta em defesa dos direitos dos trabalhadores! A Central Única dos Trabalhadores é para nós petroleiras e petroleiros entidade crucial para a garantia da democracia no Brasil. A CUT é protagonista de importantes lutas e conquistas sociais como os reajustes salariais, proteção ao emprego e combate à precarização do trabalho. Somos CUT.”

Posts relacionados

Memórias: “A memória deve ser uma semente para o futuro”, define Spis

Guilherme Weimann

Grito dos Excluídos faz 30 anos denunciando as desigualdades sociais no capitalismo

Maguila Espinosa

Petroleiros debatem conservadorismo e pauta de costumes na tarde deste sábado

Maguila Espinosa