CIPA: Petroleiros da Replan podem se candidatar até o dia 28 de julho

O Sindipetro Unificado incentiva que os trabalhadores se candidatem para as vagas disponíveis da Comissão

replan
Qualquer trabalhador lotado na unidade pode se inscrever até o dia 28 de julho. Após este primeiro período de candidatura, a votação ocorrerá entre os dias 7 e 14 de agosto.

Estão abertas as inscrições para candidaturas à Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da Refinaria de Paulínia (Replan). Qualquer trabalhador lotado na unidade pode se inscrever até o dia 27 de julho. Após este primeiro período de candidatura, a votação ocorrerá entre os dias 7 e 14 de agosto.

Prevista em lei, a CIPA é obrigatória em empresas com mais de 20 funcionários. Sua função é reunir empregadores e empregados para fiscalizar e acompanhar as medidas de segurança no local de trabalho, visando a prevenção de acidentes. 

De acordo com o cálculo estabelecido pela Norma Regulamentadora nº 5 (NR-5), que leva em consideração o quadro de funcionários, nesta eleição serão ofertadas 6 vagas para titulares e 4 para suplentes, com mandato de um ano. O mesmo número de cadeiras é reservado para indicações dos gestores da Replan.

Balanço da gestão atual

A atual gestão da CIPA, formada por diversos integrantes com histórico de atuação sindical, lidou com denúncias graves realizadas pelos trabalhadores. Uma delas foi a de que a unidade estava operando com 20% dos seus cilindros de ar comprimido – utilizados por brigadistas em eventuais acidentes – vencidos. Houve uma resposta da empresa para regularizar a situação.

Além disso, a CIPA denunciou que o treinamento de primeiros socorros para os integrantes da brigada de incêndio estava sendo realizado de forma remota, com integrantes ocupando postos na operação da unidade. A gestão da Replan se comprometeu a não realizar mais esse tipo de treinamento de maneira concomitante ao trabalho.  

Outra atuação importante da gestão também foi na denúncia da “água potável imprópria para consumo”. Diante dos relatos, integrantes da atual gestão da CIPA cobraram uma análise técnica da água. Com isso, uma empresa contratada pela Petrobrás constatou, após coleta realizada no dia 14 de novembro, ausência de cloro, o que fere a atual legislação. A partir disso, ocorreram desdobramentos para instalação de um sistema provisório e troca do sistema atual.

Por essas e outras pautas abordadas e encaminhadas pela CIPA, o Sindipetro Unificado acredita que este é um importante espaço da categoria e, por isso, incentiva que os trabalhadores concorram às cadeiras disponíveis na Comissão.

Dessa forma, o petroleiro deve fazer sua inscrição em: bit.ly/CIPA-Replan

Posts relacionados

Vitória: Justiça do Trabalho determina execução do “Processo dos Feriados” da Replan

Vitor Peruch

Sindipetro Unificado convoca setoriais para debater alimentação na Replan

Maguila Espinosa

Conselheiro da Petros visita a Replan e dialoga com aposentados em Campinas

Guilherme Weimann