Maior refinaria da Petrobrás cria conceito de “água potável imprópria para consumo”

Refinaria de Paulínia distribuiu cartazes para alertar trabalhadores que a água está imprópria para consumo; análise mostra a falta de cloro na água

água replan
De acordo com portaria do Ministério da Saúde, água para consumo humano deve ter no mínimo 0,2 mg/L de cloro residual

Por Guilherme Weimann

A gerência da Refinaria de Paulínia (Replan) – a maior do Sistema Petrobrás – elaborou um novo conceito para avisar seus funcionários sobre inconsistências nos padrões de qualidade da água fornecida dentro da unidade. “Água potável imprópria para consumo” é a definição impressa em cartazes (feitos em folhas de papel sulfite A4) afixados há cerca de dois meses na refinaria.

Essa foi a medida tomada pela Replan em relação a um problema verificado há pelo menos quatro meses nas suas áreas operacionais. De acordo com trabalhadores ouvidos pela reportagem, a água da refinaria começou a apresentar turbidez e mal cheiro desde setembro do ano passado.

Diante dos relatos, integrantes da nova gestão da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) cobraram uma análise técnica da água. Com isso, uma empresa contratada pela Petrobrás constatou, após coleta realizada no dia 14 de novembro, ausência de cloro, o que fere a atual legislação.

De acordo com a Portaria nº 888/2021, do Ministério da Saúde, a concentração de cloro residual mínima em qualquer ponto da rede de distribuição de água deve ser igual ou maior que 0,2 mg/L.