Bronca do peão: novo vazamento de etanol expõe riscos e falhas na Replan

Ocorrência reforça a necessidade de integração da Transpetro aos processos de segurança da Replan

Charge: Bira Dantas


*Por Bronca do Peão

Logo após o vazamento de gasolina no retorno à operação do TQ-4629, houve o registro de mais uma ocorrência na área da Transferência e Estocagem, mas, dessa vez, envolvendo equipamentos sob a responsabilidade da Transpetro, mas novamente na Refinaria de Paulínia (Replan).

Durante uma intervenção de manutenção de inversão de raquetes, houve uma falha no fechamento dos flanges, gerando o vazamento de etanol. Mais uma vez, o produto percorreu as canaletas internas, chegando até o ETDI — Estação de Tratamento de Despejos Industriais (volume que foi recolhido pela própria Transpetro antes de causar maiores impactos).

É cada vez mais evidente que as atividades da Transpetro influenciam os processos da refinaria, uma vez que operam e fazem manutenção nas áreas de GLP, EMED, scrapper e tancagem, assim como também é evidente a necessidade de a empresa se adequar e se integrar aos processos da REPLAN (de operação, manutenção, inspeção e segurança).

É primordial a participação da Transpetro no PPEOB, afinal, os trabalhadores têm risco de exposição a hidrocarbonetos, inclusive expostos ao benzeno quando efetuam drenagens de trechos de oleodutos e equipamentos acessórios.

Precisamos garantir a saúde e segurança de TODOS os trabalhadores da Replan e o fim da subnotificação de desvios, incidentes e acidentes.

*O texto foi escrito por petroleiro da base que preferiu não se identificar

Posts relacionados

Wanda Conti, PRESENTE!

Vitor Peruch

Sindipetro Unificado promove sindicalização no Edisp

Maguila Espinosa

Sindipetro Unificado realiza pesquisa sobre transporte na Replan e convoca trabalhadores a participarem

Vitor Peruch

ACT 2025

Responda a pesquisa da campanha reivindicatória 2025