ACT diminui prejuízo que Petrobrás queria impor à AMS

Negociação com a empresa conseguiu diminuir para menos da metade valores que empresa deseja impor

Assistência médica digna e acessível é uma das prioridades do ACT (Foto: Reprodução FUP)

Com alguns estados já tendo aprovado o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) negociado pela Federação Única dos Petroleiros (FUP) com a Petrobrás, a categoria caminha para referendar em todo o país a pauta que inclui a manutenção do emprego por dois anos.

Alguns pontos do documento, porém, cuja validade se encerrou no último dia 31, continuam a causar polêmica, como a Assistência Médica de Saúde (AMS), para a qual a companhia havia proposto uma tabela de reajustes considerados abusivos pelos trabalhadores.

Após a negociação com os petroleiros, a elevação ocorrerá, mas em patamares bem diferentes daqueles apresentados inicialmente. A disputa com a empresa resultou numa condição que não é a ideal, mas ao menos garante conquistas fundamentais para o atual cenário que a classe trabalhadora enfrenta.

Conforme aponta o diretor aposentado do Sindicato Unificado dos Petroleiros de São Paulo (Unificado-SP), Carlos Cotia, a manutenção da AMS durante o período de pandemia, com os idosos como grupo de risco, era uma prioridade.

“Não conseguimos manter o custeio do plano em 70% para empresa e 30% para os trabalhadores, mas reduzimos para menos da metade as elevações percentuais que a Petrobrás desejava impor, prejudicando, principalmente, quem ganha menos e os aposentados. E para os ativos, a garantia de emprego é fundamental num cenário de venda de ativos, privatização e perda de direitos”, avalia.

O ajuste também foi adotado por outras estatais como o Banco do Brasil e a Caixa Econômica.

“Um dos pontos que não podemos ignorar é que, como todo o acordo, também a AMS estará garantida até 2022. Não podemos correr risco de ficar sem o ACT, porque, a partir da reforma trabalhista, não há mais ultratividade, encerrada a vigência, perdemos nossas conquistas”, acrescenta Cotia.

Até então, na tabela do grande risco (coberturas que incluem maior complexidade como cirurgia e internações), o valor pago por quem possui 59 anos ou acima e recebe até R$ 1.456,67 era de R$ 11,73. Com a nova tabela da empresa, os trabalhadores desse mesmo grupo passam a pagar R$ 90,71.

O fator CGPAR

A AMS é responsável pela assistência médica e odontológica de 284.797 trabalhadores. Majoritariamente, empregados com mais de 59 anos, que representam 33% dos beneficiados.

Em janeiro de 2018, o governo de Michel Temer utilizou as atribuições da Comissão Interministerial de Governança Corporativa e de Administração de Participações Societárias da União (CGPAR) para emitir a resolução nº 23, que estabelece restrições a empresas estatais no custeio dos benefícios de assistência à saúde aos trabalhadores.

Na avalição do técnico do Dieese Cloviomar Cararine, a proposta para a AMS mostra que a Petrobrás optou por mudar a forma e a estrutura de custeio do plano para diminuir o impacto dos passivos.

“A empresa quer custear o passivo que hoje está em R$ 98 bilhões e apenas a assistência médica representa 45% disso. Por isso, esse formato de elevar a contribuição, porque, diminui o passivo atuarial duas vezes, primeiro arrecadando mais e, segundo, cobrando dos mais velhos, que estão usando mais”, analisou.

Segundo Caranine, a medida faz parte de um projeto adotado pela direção da empresa desde 2016, com mudanças na participação nos lucros e resultados (PLR), substituída por plano próprio de remuneração, e a alteração no plano de cargos e salários.

Esse novo formato, alerta, está também intimamente ligada à privatização. “A privatização se dá diversas maneiras, não só com a venda de ativos. E inclui, no caso da AMS, também a criação de uma associação que venha gerir o plano como qualquer instituição privada. Para isso, há uma mudança cultural que se acentua, principalmente, na gestão de Castello Branco, sob o governo Bolsonaro, que busca separar, criar ambiente de divisão entre ativos e aposentados, o regime administrativo e o operacional.”

Tempo para a luta

A aceitação do ACT nas assembleias da categoria será essencial para impedir que o governo aproveite o fim da vigência do acordo para impor as exigências da CGPAR e aplicar a tabela 50 x 50, que só seria adotada em janeiro de 2022, conforme ressalta o diretor da FUP, Paulo César Martin.

“Isso seria péssimo para aposentados e pensionistas, ficaríamos sem cláusulas restritivas de regulação de custeio do plano. A Petrobrás também poderia impor uma cobrança por faixa estaria e não de renda”, afirma.

Ainda segundo ele, com o acordo, haverá provas para questionar o processo decisório de implantação da associação e a sua composição devido à igualdade no custeio da AMS, entre os beneficiários e a Petrobrás e suas subsidiárias.

O grande avanço, porém, destaca Paulo César, é a possibilidade de aproveitar os próximos dois anos de acordo para construir um cenário de resistência.

“Com a garantia de dois anos do acordo e do emprego, teremos tempo de fazer luta contra privatização, convencer dirigentes e trabalhadores das demais estatais de que essa luta precisa ser feita para que não percamos os perderemos patrimônio público e os postos de trabalho”, defende.

Sindicato cobra que Petrobrás apresente critérios para mudanças de ênfase

Petrobrás promete adequar vale alimentação para petroleiros em teletrabalho

Petrobrás descontará horas da greve mesmo com jornada reduzida no teletrabalho