Categoria se mobilizou devido à recusa da empresa em aceitar a representação sindical; empresa acabou cedendo à escolha da categoria
Por Vítor Peruch
Os trabalhadores da Qualidados Engenharia, empresa que presta serviço na Refinaria de Paulínia (Replan) – a maior do Sistema Petrobrás -, realizaram uma greve entre os dias 21 e 23 de novembro.
A mobilização teve início após a Petrobrás optar por delegar a fiscalização do trabalho de campo de seus trabalhadores e trabalhadoras a outras empresas. A Qualidados Engenharia, por sua vez, era uma das empresas que não aceitava a representação do Sindicato da Construção e Montagem de Campinas e Região (SINTICOM) para seus funcionários.
Entretanto, a resistência da Qualidados Engenharia foi superada após três dias de greve dos trabalhadores terceirizados. Além disso, a empresa aceitou assinar e cumprir o acordo coletivo conforme todas as terceirizadas da Replan, no qual estão estão previstos reajustes salariais e concessão de benefícios para todos os trabalhadores.
O diretor do Sindipetro Unificado, Steve Austin, afirmou: “A empresa não pode escolher o que for melhor para ela, já que o sindicato serve para justamente proteger o trabalhador. O que ficou claro depois disso é que, com a categoria mobilizada e ciente de seus direitos, conseguimos avançar e defender os trabalhadores”.