Por Norian Segatto
No dia 3, a diretoria do Unificado se reuniu com representantes da Transpetro para tratar de diversos assuntos que estão na ordem do dia nos terminais. O principal – e mais problemático – ponto abordado foi em relação ao transporte dos funcionários, que a empresa insiste em garantir apenas a partir dos terminais rodoviários e ferroviários. “Na conversa foi dito que a Transpetro pretende implementar isso em todas as unidades a partir do início do próximo ano”, informou Alexandre Castilho, que participou da reunião.
Para o diretor Vereníssimo Barçante, é um absurdo retirar um direito histórico dos trabalhadores. “Vamos analisar a questão jurídica, mas o fundamental é os trabalhadores se organizarem para combater essa insensatez”. O Sindicato vai convocar os trabalhadores para reagir a esse golpe nos direitos.
Outros pontos abordados
Motoristas de turno – Há uma queixa geral de que a contratada não garante integralmente o transporte para os motoristas de turno. Foi esclarecido na reunião que a Transpetro notificou a terceirizada para esclarecer o problema, e, se for o caso, aplicar as multas contratuais. O Sindicato solicitou cópia das notificações.
Primeirização no Osbra – Foi informado de que há um cronograma até 2022 para a substituição dos terceirizados por mão de obra própria, mas que esse processo será feito gradativamente respeitando os critérios do CRT. A Transpetro se comprometeu em apresentar ao Sindicato o cronograma detalhado.
Vale-refeição nos terminais – Foi informado que o RH do Rio de Janeiro está em contato com a direção da empresa para elaborar uma minuta de implantação do VR nos terminais. Segundo a empresa, um abaixo-assinado feito nas unidades mostrou grande adesão. O prazo previsto é nos primeiros meses de 2020. O Sindicato continua solicitando o detalhamento do processo e alertou para o problemas de unidades, como Guarulhos, que ficam longe de áreas providas de restaurantes.
Sobreaviso – Foi identificado que em algumas áreas há sobreposição de sobreaviso, ou seja, mais de uma pessoa no final de semana. Segundo a Transpetro, ela pretende melhorar esse controle para concentrar em apenas uma pessoa o sobreaviso dos finais de semana, respeitando o limite máximo das 144 horas.
SPIE – Foi informado que o PH (Profissional Habilitado) continuará independente, sem estar diretamente ligado à Manutenção e que ele fará a avaliação final dos equipamentos. Há, segundo a empresa, uma mudança organizacional, que não afetará as atividades específicas do Técnico de Inspeção.
O Sindicato irá realizar reuniões setoriais para debater esses pontos com os trabalhadores e definir enfrentar os problemas.