Trabalhadores da Transpetro e Sindipetro ajudam vítimas das chuvas no Parque Savoy

Comunidade é uma das regiões atendidas pelo projeto Faixa Limpa (Transpetro) e Comunidade Segura (Petrobrás), e recebe mobilização para ajudar famílias afetadas: saiba como ajudar

charge bira dantaas
Hora da solidariedade: Petroleiros e petroleiras se unem para auxiliar vítimas de enchentes (Charge: Bira Dantas/Sindipetro Unificado)

Após as fortes chuvas do dia 2 de novembro, que elevaram o nível do córrego e causaram prejuízos às famílias da Comunidade do Parque Savoy (Savoyzinho), Zona Leste de São Paulo, uma ação conjunta emergiu para prestar auxílio. Os trabalhadores e trabalhadoras da Transpetro, responsável pela Faixa de Dutos OSVAT-SP/GRU, e o Sindipetro Unificado estão na linha de frente dessa mobilização.  

Os trabalhadores e trabalhadoras lançaram uma campanha de arrecadação para apoiar cerca de 50 famílias que tiveram suas moradias atingidas. A iniciativa busca arrecadar alimentos, itens de limpeza, higiene e ferramentas essenciais. As doações podem ser feitas via PIX ou entregues nos postos de arrecadação indicados pela empresa.  

pix savoy
Doações podem ser feitas através de PIX com o QRCode acima ou pela chave 11915677940

Rodrigo Araújo, diretor do Sindipetro Unificado, destacou a importância da mobilização sindical no apoio às comunidades impactadas e explica que inicialmente, o Sindipetro considerou organizar uma campanha própria, mas optou por unir forças com os trabalhadores: “Tentamos negociar uma doação direta via Transpetro, mas como é uma empresa pública, foi nos passado que não seria possível. A partir disso, o sindicato começou a organizar uma vaquinha solidária para ajudar as vítimas. Ao ver nossos esforços e nossa movimentação, os trabalhadores da Transpetro decidiram ajudar, organizando mais rapidamente. Como nossa prioridade é maximizar a ajuda, se a já havia lançado a vaquinha, nosso foco foi divulgar e reforçar essa ação,” explicou Araújo. 

O diretor do Sindipetro Unificado, reconheceu a importância da campanha, e também destacou o papel do sindicato como catalisador da ação: “É evidente que a Transpetro tem capacidade de mobilização, mas foi a nossa atuação que impulsionou essa resposta. O mais importante é que, juntos, conseguimos fazer a diferença para essas famílias. O sindicato fez uma doação direta e agora precisamos do apoio de todos petroleiros e petroleiras para ajudar essas famílias para potencializar a ajuda”.

Faixa Limpa: Sustentabilidade e educação ambiental  

O projeto Faixa Limpa, da Transpetro, não apenas promove ações de emergência, mas também investe em educação ambiental e limpeza da faixa de dutos. A iniciativa busca engajar as comunidades locais, oferecendo atividades de coleta seletiva, descarte consciente de lixo e geração de renda.  

Com essas ações, espera-se não só a recuperação das áreas afetadas, mas também a promoção de um ambiente mais sustentável e seguro, inibindo práticas como o furto de dutos e incentivando a conscientização ambiental.  

Como contribuir  

As doações podem ser feitas até o dia 14 de novembro. As contribuições financeiras devem ser enviadas via PIX para a chave: 11915677940 (Maressa Flavia Azevedo). Também é possível doar itens prioritários, como alimentos não perecíveis, produtos de limpeza e higiene, e ferramentas.  

Para mais informações ou dúvidas, os interessados podem procurar os postos de arrecadação ou contatar a equipe de RPI local.  

Essa ação conjunta reforça a importância da solidariedade e da parceria entre empresa e sindicato, mostrando que, mesmo diante das adversidades, é possível fazer a diferença nas comunidades.  

Posts relacionados

SS: A Tropa de Choque da Transpetro

Maguila Espinosa

Cláudio Nunes é eleito para o CA da Transpetro e reafirma compromisso com a unidade

Maguila Espinosa

Últimos dias para eleger Cláudio Nunes para o CA da Transpetro

Maguila Espinosa