Sindipetros de SP, PE e PB promovem Congresso nos dias 25, 26 e 27 de junho

Encontro estadual e regional acontecerá em plataforma digital para definir pautas estratégicas e delegados ao Confup

Foto: Arquivo Sindipetro-SP

Nos próximos dias 25, 26 e 27 de junho, os Sindipetros (Sindicato de Petroleiros) de SP e de PE e PB promovem um congresso conjunto para definir as diretrizes de luta do próximo período.

Para evitar qualquer risco diante da pandemia de covid-19 que assola o país, pela primeira vez na história, o encontro será realizado por meio de uma plataforma digital e a participação da base é fundamental para construir uma organização cada vez mais forte e democrática.

O objetivo do Congresso é organizar as propostas da pauta de reivindicações que serão enviadas para o Confup (Congresso Nacional da Federação Única dos Petroleiros) e também definir delegados e delegadas (o Unificado tem direito a 19 vagas, com 17% destinadas às trabalhadoras) que defenderão esses pontos.

Vale lembrar que é o Congresso da federação que estabelece a pauta nacional de reivindicações para o ACT (acordo coletivo de trabalho).

Na sexta-feira (26), o congresso terá ainda um Sindipapo (série de lives que acontecem desde o início do período de isolamento social) especial, às 18h, com o jornalista e ex-ministro de Direitos Humanos, Paulo Vanuchi, e o professor de economia política internacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro, José Luís Fiori.

Expectativa

Coordenador do Unificado-SP, Juliano Deptula ressalta a importância da troca de experiências entre trabalhadores de São Paulo, Pernambuco e Paraíba.

“Será um grande desafio unir tantos companheiros com realidades comuns, mas, ao mesmo tempo, bem diferentes, porque no Nordeste a ameaça de privatização das refinarias se mostra mais iminente. E temos uma conjuntura em que o presidente sofre desgaste, mas a política econômica e os planos neoliberais permanecem inabaláveis”, apontou.

Para o coordenador geral do Sindipetro-PE/PB, Rogério Almeida, a resistência contra a retirada de direitos será um tema central nas discussões.

“O desafio é mobilizar a categoria para o que está por vir, tanto na questão da privatização quanto na prorrogação do acordo coletivo, sem que tenhamos perda de direitos”, afirmou o dirigente.

Confira a programação:

Debate Específico

Quinta-Feira (25), às 18h
Mesa – Balanço e atualização da última campanha e mediações vigentes
Dieese (Cloviomar) e Advocacia Cremasco (Dr. Francisco).
Local: Sala Virtual via Google Meet
Perguntas: Via chat no próprio Google Meet.

Inscrição:
Para participar do debate específico e do debate de pauta (veja mais abaixo) os trabalhadores/as deverão enviar e-mail com o título: “Congresso 2020” para o endereço eletrônico congresso2020@sindipetrosp.org.br .

Trabalhadores da ativa devem enviar nome completo, matrícula da Petrobrás, unidade de trabalho e e-mail onde quer receber o convite. Aposentados devem encaminhar nome completo, matrícula Petros ou CPF e e-mail onde deseja receber o convite até o dia quarta-feira, 24 de junho de 2020, às 12h.

O link de acesso á sala virtual será enviado 30 minutos antes do início do debate.

Para acessar a sala virtual o trabalhador/a deverá clicar no link enviado, preencher o seu nome completo conforme o enviado anteriormente e clicar no botão pedir para participar. A partir disso é só aguardar o aceite do moderador da sala.

A inscrição de chapas será aceita até sexta-feira, dia 26 de junho de 2020, às 12h.

Observação: A gravação do debate ficará disponível com link privado e somente poderá ser acessado pelos participantes inscritos no debate. O acesso ao vídeo só poderá ser feito com e-mail do Gmail, Outlook e Hotmail. Caso seu e-mail cadastrado for de outro provedor, informe um endereço dos provedores citados acima enviando mensagem para  congresso2020@sindipetrosp.org.br para que possamos enviar o link de acesso.

Debate Amplo

Sexta-Feira (26) – SindiPapo
17h – Mesa 1 – Petrobrás, petroleiros e desafios da campanha reivindicatória
Coordenadores:
Juliano Deptula (coordenador do Unificado-SP), Rogério Almeida (Coordenador do Sindipetro-PE/PB) e Deyvid Bacelar (Coordenador da FUP)

18h – Mesa 2 – Geopolítica e conjuntura brasileira
Com:
Paulo Vanuchi (jornalista e ex-ministro de Direitos Humanos) e José Luís Fiori (professor de economia política internacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro e pesquisador do Ineep).
Local: Live Sindipapo  Facebook  e Youtube

Participação: Aberto ao Público em Geral na TV Petroleiros e Sindipetro-SP no Facebook
Perguntas:
Mensagem via chat no Facebook ou YouTube

Debate Pauta

Sábado (27), a partir das 9h
– Pauta 1: AMS e Petros
– Pauta 2: Reajuste Salarial e dos benefícios, atualização, subtração e inserção necessária de cláusulas, banco de horas, efetivo e HETT;
– Pauta 3: Teletrabalho ;
– Pauta 4: Escolha da bandeira de luta – “Reconhecimento oficial da representação dos trabalhadores da termoelétrica de três lagoas (UTE-LCP) por parte do Sindipetro Unificado do estado de SP”
– Eleição dos delegados para o Confup 2020;

Participação: Apenas poderão participar da discussão do debate da pauta os trabalhadores/as que se cadastraram e assistiram ao vivo ou posteriormente por meio do link o debate específico.

O link de acesso à sala virtual será enviado 30 minutos antes do início do debate.

Para acessar a sala virtual o/a trabalhador/a deverá clicar no link enviado, preencher o seu nome completo, conforme enviado anteriormente, e clicar no botão para pedir para participar. A partir disso é só aguardar o aceite do moderador da sala.

Petroleiros conquistam primeira vitória contra venda de refinarias no STF

Greve dos Correios completa um mês nesta quinta (17) com atos em todo o país

Sindipetro Unificado assina Acordo Coletivo de Trabalho nesta quarta-feira (16)