Sindipetro-SP vence ação dos ‘minutinhos’ para o Terminal de Guararema

A ação beneficiará centenas de trabalhadores do administrativo, que receberão R$ 3,93 milhões no total; sindicato fará plantão no terminal na próxima quarta (7) para conferir a lista dos contemplados

minutinhos
Ainda falta ser julgado o Mandado de Segurança apresentado pela Transpetro no TRT2 (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

 

Por Guilherme Weimann

No mês de outubro, a Justiça do Trabalho aceitou o pedido do Sindicato Unificado dos Petroleiros do Estado de São Paulo (Sindipetro-SP) e reconheceu que o mandado de segurança ajuizado pela Transpetro não impedia a execução do processo dos ‘minutinhos’.

Além disso, determinou a execução da ação, que reivindica o pagamento integral da jornada de trabalho lançada no cartão de ponto dos trabalhadores do administrativo do Terminal de Guararema, da Transpetro – subsidiária integral da Petrobrás. Entre 2012 e 2020, a empresa não contabilizou o tempo de deslocamento dos funcionários na unidade e, por isso, houve um déficit na remuneração.

Até o momento, entretanto, a Transpetro não cumpriu a ordem judicial. “O próximo passo será a execução forçada, ou seja, a penhora de valores da empresa”, explica o advogado do Sindipetro-SP, Francisco Coutinho. Entretanto, ainda falta ser julgado o Mandado de Segurança apresentado pela Transpetro no Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região.

A ação beneficiará centenas de trabalhadores que trabalharam até 2017 no administrativo da unidade, distribuindo um total líquido de R$ 3,93 milhões (valores de março de 2022).

Na próxima quarta-feira (7), o Sindipetro-SP fará plantão no terminal para tirar dúvidas e conferir os nomes dos trabalhadores que estão contemplados na ação. “Essa é uma vitória da organização dos trabalhadores e, mais do que isso, demonstra a importância do sindicato para garantir os direitos da categoria”, afirma o diretor do Sindipetro-SP, Felipe Grubba.

Posts relacionados

Petrobrás abre inscrições para cursos gratuitos de qualificação profissional

Vitor Peruch

Petroleiras da FUP se reunem com diretora Clarice para tratar sobre retorno do Edisp

Maguila Espinosa

CD da FUP reafirma luta pela isonomia e indica rejeição da contraproposta de PLR

Maguila Espinosa