• Home
  • Regional Campinas
  • Setoriais na Replan: Trabalhadores reclamam de atraso das novas vans e problemas de frequência

Setoriais na Replan: Trabalhadores reclamam de atraso das novas vans e problemas de frequência

Desde o dia 22, a direção do Sindicato realiza setoriais na Replan debatendo várias pautas de interesse da categoria, como transporte do turno,  interinidade, padrão de alimentação e manutenção da refinaria. Questões envolvendo a frequência dos trabalhadores e o atraso na licitação das novas vans têm sido as principais reclamações dos petroleiros.

Por causa da interferência da SBS nacional, o processo licitatório para solucionar o problema do espaço dos assentos das vans foi adiado em sete meses e só deverá ser concluído em outubro. Lançada no ano passado, a licitação que garante veículos com assentos no mesmo padrão dos ônibus utilizados anteriormente foi cancelada pela SBS sede, sob a alegação de que estava fora do padrão nacional da empresa.

Depois de várias explicações por parte da Replan, a SBS concordou em manter a licitação nos moldes estabelecidos pela refinaria, em conjunto com o Sindicato e os trabalhadores. “Só que agora, a licitação que era prometida pela Replan para o início de março só deverá ser concluída em meados de outubro”, afirma o diretor do Sindicato Gustavo Marsaioli.

 

Frequência

Situações irregulares relacionadas à frequência também são relatadas nas setoriais. Os trabalhadores reclamam que a empresa vem descontando horas extras de quem participa de atividades do Sindicato e que, nas trocas, quando o substituto falta, a refinaria tem descontado horário do titular.

O pessoal conta ainda que, ao invés de pagar hora extra, a Replan tem feito banco de horas sem a concordância do trabalhador. E critica a mudança do cálculo do código sindical, que faz parte do acordo coletivo, que elevou o valor do desconto, hoje similar a uma falta não justificada.

As setoriais vão até 4 de fevereiro. Depois, o Sindicato fará assembleias com os petroleiros para decisões e encaminhamentos dos pontos discutidos.