Replan abre as portas para a agricultura familiar em sua Primeira Feira Agroecológica

Evento marca parceria entre Petrobrás, Sindipetro Unificado, categoria petroleira e pequenos agricultores de assentamentos, trazendo produtos orgânicos e artesanais para os trabalhadores da maior refinaria do país

Feira agroecológica aproxima Petrobrás e seus trabalhadores com agricultores e MST (Foto: Guilherme Weimann)

Por Vítor Peruch/ Fotos: Guilherme Weimann

A Refinaria de Paulínia (Replan) recebeu nesta quinta-feira (24) a primeira edição da Feira Agroecológica, um evento que trouxe à maior refinaria do Brasil uma diversidade de produtos orgânicos e artesanais produzidos por pequenos agricultores e artesãos locais. A feira, fruto do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), integra um conjunto de ações para a promoção da saúde no ambiente de trabalho e o incentivo à agricultura familiar.

O evento, realizado no espaço interno da refinaria, reuniu expositores de assentamentos como o Elizabeth Teixeira e o Milton Santos e do acampamento Marielle Vive, que trouxeram uma vasta gama de produtos frescos e artesanais para os trabalhadores. Para Uiran Kopcak, diretor do Sindipetro Unificado e responsável pela área de Responsabilidade Social, o evento simboliza uma conquista importante. “Esta feira foi construída por muitas mãos, tivemos o apoio da direção da refinaria, uma demanda que veio da classe, que veio do sindicato”, afirmou ele. “Essa feira vai trazer produtos orgânicos para promoção da saúde dentro da refinaria. Estamos muito felizes com essa atividade acontecendo aqui”.

Kopcak: “a Petrobrás não pode estar apartada da comunidade”

A feira também teve como foco o fortalecimento da integração entre os trabalhadores da refinaria e a comunidade de pequenos produtores. “Esta troca é muito legal. Costumo dizer que a Petrobrás não pode estar apartada da comunidade”, destacou Kopcak. Ele também reforçou a importância da feira para a promoção de hábitos saudáveis e o apoio à agricultura familiar: “Este pessoal que está aqui são agricultores que trabalham de sol a sol, com suas famílias, produzindo um produto orgânico, de alta qualidade. E eles estão aqui, na maior refinaria do país, mostrando seus produtos.”

Parceria histórica

Para o diretor do Sindipetro Unificado, Steve Austin, o evento é um reflexo das parcerias históricas da entidade com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), que se consolidaram ao longo de décadas. “O Unificado tem uma parceria histórica com o MST, que vem se aprofundando desde 1995, quando eles forneceram cestas básicas para os petroleiros e petroleiras. Hoje, temos aqui companheiros dos assentamentos Marielle, Elizabeth Teixeira e Milton Santos. E é legal que o trabalhador tenha a oportunidade de conhecer os produtos e a importância do trabalho dessas pessoas”, destacou.

Além de produtos frescos, como mandioca, alface, alho-poró, cenoura e beterraba, os expositores também trouxeram itens com selo orgânico e artesanatos produzidos por cooperativas. Eunice Pimenta, dirigente estadual do MST e uma das agricultoras presentes, celebrou o momento: “É uma alegria e uma esperança estar aqui na primeira Feira da Petrobrás. É um sonho sonhado com muita gente e hoje é o primeiro dia”. Ela também destacou a importância do apoio do sindicato em momentos de dificuldade: “No governo passado, quando cortaram nossos projetos sociais, o sindicato abraçou nossa causa e nos ajudou a vender e divulgar nossos produtos”.

Integração e promoção da saúde

O evento teve como um dos principais objetivos promover a saúde dos trabalhadores, conforme destacou Rodrigo Zanetti, também diretor do Sindipetro Unificado. Para ele, a realização da feira traz benefícios tanto para os produtores quanto para os trabalhadores: “Estamos muito satisfeitos e felizes por realizar isso. Teve um grande trabalho de organização e estamos felizes, pois são agricultores familiares, com pequenas produções, produtos orgânicos, livres de agrotóxicos. Hoje todos ganham: os produtores, os consumidores, os artesãos e os trabalhadores”, comentou.

zANETTI: “Hoje todos ganham: os produtores, os consumidores, os artesãos e os trabalhadores”

Rodrigo também enfatizou o papel da feira na promoção de uma alimentação saudável e na integração entre os trabalhadores da refinaria e a comunidade. “Para o trabalhador, o principal ganho é a saúde, é o alimento saudável. Além disso, tem a convivência com a população, com os pequenos produtores, essa integração dos pequenos produtores, sociedade em geral, trabalhadores, a Petrobrás. Queremos uma Petrobrás integrada, junto da sociedade, cumprindo seu papel social”.

A feira não se limita à Replan. Uiran Kopcak mencionou que o evento será replicado em outras unidades da Petrobrás, como a RNEST, Recap e o edifício-sede da empresa (Edisen), levando produtos orgânicos e de alta qualidade para outras regiões. “Esta feira está acontecendo aqui e também em outras unidades da Petrobrás com o acordo que conquistamos para promoção da saúde. Então precisamos agradecer ao sindicato, à Petrobrás, aos produtores e aos trabalhadores que estão aqui consumindo.”

Símbolo de luta

Para Eunice Pimenta, o evento não só é um marco na promoção da agricultura familiar, mas também simboliza uma vitória para os pequenos agricultores. “O simbolismo de nós, pobres mortais, estarmos em uma empresa do tamanho da Petrobrás, fazendo uma feira, é inédito. É inacreditável para a gente, produtor rural, pensar que essa porta, a de uma das maiores refinarias do mundo seria aberta para nós, é um orgulho muito grande”, declarou. Ela ressaltou que essa conquista é fruto de uma luta contínua, tanto dos trabalhadores da Petrobrás quanto dos agricultores familiares, em defesa de uma produção de alimentos saudáveis e sustentáveis.

EUNICE: “É um orgulho muito grande que a porta duma das maiores refinarias do mundo seja aberta para nós”

O evento, que deve ganhar novas edições, reflete a importância da aproximação entre a refinaria e a comunidade, promovendo saúde e sustentabilidade no ambiente de trabalho, ao mesmo tempo em que fortalece a agricultura familiar.

Posts relacionados

Após dez anos parada, obra de conclusão da Fafen MS será retomada

Maguila Espinosa

Cláudio Nunes é eleito para o CA da Transpetro e reafirma compromisso com a unidade

Maguila Espinosa

Últimos dias para eleger Cláudio Nunes para o CA da Transpetro

Maguila Espinosa