Atividade na sede do sindicato reuniu militantes e organizações sociais para repudiar genocídio promovido por Israel e Estados Unidos e prestar solidariedade ao povo palestino

Na última sexta-feira (10), a Regional Mauá do Sindipetro Unificado sediou o evento “Todos em defesa do povo palestino”, organizado pelo Comitê Regional Unificado do ABC em Defesa da Palestina, em parceria com o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo – Regional ABCD, a Federação Árabe Palestina do Brasil (Fepal) e o Sindicato dos Trabalhadores da UFABC.
O evento foi aberto pelo diretor da Regional Mauá do Unificado, Renato Felippe. Ualid Rabah, presidente da FEPAL, afirmou que “Os EUA são os atuais promotores do genocídio do povo palestino”, além de apresentar, em números, a dimensão do massacre imposto a esse povo.
Edilson de Paula, secretário de Relações Institucionais da Prefeitura de Mauá, defendeu que a causa Palestina, apesar de ser de âmbito global, também deve ser abordada localmente. Pedro Pequini, do Centro Acadêmico do BCH da UFABC, defendeu a ruptura de relações entre Brasil e Israel e o fim das ocupações na Síria, Líbano e Iêmen.
João Gilberto Abreu, da Unidade Popular, alertou que o cessar-fogo possui caráter temporário e não garante o direito de autogoverno dos palestinos, o que será um desafio a ser abordado. Já o jornalista Guto Camargo apresentou charges sobre o tema e alertou para a perseguição política a esses ilustradores.
Encerrando o debate, o ensaísta e ativista palestino Murad Al Sudani, que está no Brasil para celebrar acordo de cooperação com escritores brasileiros, denunciou que a Palestina vem sofrendo um Genocídio físico e cultural diante dos olhos do mundo.
Mediado pela jornalista Vilma Amaro, do Sindicato dos Jornalistas Regional ABCD, o evento também contou com a exposição da artista plástica Lúcia Skromov e apresentação da cantora Samara Pechliye.