Rapidinhas da semana

Pré-sal vira moeda de troca

O ministro da Economia, Paulo Guedes, assinalou para os governadores distribuir uma parcela dos R$ 106 bilhões previstos com o mega entregão do pré-sal com os estados como contrapartida ao apoio à reforma da Previdência. O “docinho” é dividir até 20% do chamado bônus de assinatura, além do aceno de liberação de verbas de R$ 40 milhões para os deputados.

 

Mortes no trabalho

De acordo com a OIT, anualmente ocorrem 270 milhões de acidentes de trabalho em todo o mundo, 1,3 milhão apenas no Brasil. Em relação ao número de mortes, o ranking global da OIT mostra que são 2,3 milhões por ano, sendo 6,3 mil pessoas mortas a cada dia no trabalho. O Brasil ocupa a 4ª colocação no ranking, com 2.503 óbitos anuais, atrás da China, Estados Unidos e Rússia.

 

Mundo repercute entrevista com Lula

entrevista do ex-presidente Lula concedida no dia 26 à Folha de S. Paulo e ao jornal El País Brasil ganhou as páginas dos principais jornais do mundo, mas foi completamente ignorada nos telejornais da Globo e da Record. O inglês The Guardian destacou a indignação de Lula com a subserviência de Bolsonaro aos Estados Unidos.

 

Salão do livro político

Entre os dias 27 e 30 de maio ocorre nas dependências do teatro da PUC-SP (Rua Monte Alegre) a quinta edição do Salão do Livro Político, que irá reunir personalidades do mundo político e acadêmico para debates sobre temas pungentes do momento, paralelamente à feira de livros com centenas de títulos de mais de 30 editoras vendidos com descontos. (https://www.facebook.com/salaodolivropolitico)

 

Dead Kennedys causa polêmica

A banda Dead Kennedys, de origem punk rock, celebra 40 anos de estrada causando polêmica por conta do cartaz que anunciou a turnê no Brasil. A peça mostra uma família armada com a frase “eu amo o cheiro de pobre morto pela manhã”, em uma clara crítica ao governo Bolsonaro. A banda chegou a anunciar o cancelamento dos shows, mas a decisão ainda não é definitiva.

 

 

 

 

Senadores querem liberar amianto

O amianto pode provocar vários tipos de câncer. Alguns dos países mais desenvolvidos do mundo já proibiram seu uso. Mas senadores, em visita a uma mina parada de produção do amianto, querem suspender o banimento do minério, que está em vigor. Entre os apoiadores da ideia estão o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, que é médico.

 

Eleição na Espanha

O Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), legenda do primeiro-ministro Pedro Sánchez, ganhou a eleição geral na Espanha ocorrida no domingo, 28 de abril; o partido liderado pelo atual presidente do governo da Espanha, Pedro Sánchez, obteve 123 cadeiras das 350 que compõem o Congresso dos Deputados. A vitória é mais uma trincheira contra o avanço mundial da extrema direita.

 

Nova tentativa de golpe na Venezuela

O governo da Venezuela foi alvo de outra tentativa de golpe de estado no dia 30. A nova aventura durou um dia de intensas manifestações pró e contra governo. Juan Guaidó, líder de oposição, convocou os militares e a população para derrubar o governo venezuelano, mas não obteve sucesso. No final da tarde, outro golpista, Leopoldo López, se exilou na embaixada do Chile.