Jefferson de Paula, petroleiro há quase 30 anos e ex-diretor do Sindipetro-SP, utilizou o prédio da Regional Campinas como objeto de estudo para graduação em Gestão de Energia e Eficiência Energética
Por Andreza de Oliveira
Trabalhador da Refinaria de Paulínia (Replan) há 29 anos, o petroleiro Jefferson de Paula finalizou, em junho deste ano, a graduação em Gestão de Energia e Eficiência Energética pela Faculdade de Tecnologia de Campinas (Fatec Campinas) e como objeto de estudo do projeto de conclusão do curso, analisou o prédio de Campinas do Sindicato Unificado dos Petroleiros do Estado de São Paulo (Sindipetro-SP).
O estudo intitulado “Diagnóstico Energético, Gestão e Projetos em Eficiência para Entidade Sindical” abordou como o edifício, localizado no bairro do Chapadão, em Campinas, poderia implementar equipamentos para o otimizar o uso racional de energia elétrica e de água.
“Eu e mais três alunos abraçamos esse compromisso com a diretoria do Sindicato e apresentamos um projeto multidisciplinar de economia de recursos energéticos e naturais”, explica Jefferson.
No trabalho, os sistemas elétrico e aquático da entidade foram inspecionados e soluções que, se somadas, representam R$ 366,08 de economia mensal nas contas do Sindicato foram apresentadas como resultado.
Nunca é tarde
Com 53 anos, o ex-diretor do Sindipetro-SP decidiu fazer no curso, pioneiro na America Latina, um projeto que fosse favorável à entidade que defende os petroleiros.
“Somos a primeira turma em formação tecnológica e acho que seja interessante divulgarmos nosso trabalho para que outras pessoas se interessem pelo tema e pelo aprendizado em uma universidade pública”, completa.
Também participaram do projeto os alunos Anderson Piazza, André Alves e Leandro de Siqueira. A Fatec Campinas costuma realizar vestibular para ingresso em cursos como o de Gestão de Energia e Eficiência Energética duas vezes no ano pelo site Vestibular Fatec.