Pré-sal sempre foi viável

Zé Maria, coordenador da FUP. durante audiência

Audiência pública realizada dia 10 na Câmara dos Deputados, provou que o Pré-Sal sempre foi viável e que a Petrobrás nunca esteve quebrada, como argumentam os que defendem a privatização e a desnacionalização do petróleo brasileiro. A audiência, proposta pelo deputado federal José Neto (PT/BA), na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, debateu as perspectivas e o futuro do Pré-Sal

Representando os petroleiros, o coordenador da FUP, José Maria Rangel relembrou a árdua luta da categoria para impedir o desmonte da lei que garante o regime de partilha para o pré-sal. Afirmou que o mesmo senador José Serra (PSDB/SP), que tempos atrás propôs tirar a Petrobrás da operação do pré-sal, construiu um novo projeto de lei para tentar acabar com o que restou do regime de partilha.

Zé Maria também ressaltou que o atual modelo de gestão da Petrobrás não tem interesse em desenvolver a indústria petrolífera brasileira. “Essa destruição da Petrobrás já levou mais de um milhão e meio de trabalhadores ao desemprego. Destruíram as grandes construtoras e desestruturaram o setor de óleo e gás. Esse modelo entreguista nunca descobriu nada, as grandes descobertas da Petrobrás foram a Bacia de Campos e o pré-sal, mas isso ocorreu em governos que tinham interesse no desenvolvimento do Estado brasileiro”, destacou.

Além de Zé Maria participaram da audiência Guilherme Estrela, ex-diretor de Exploração e Produção da Petrobrás; Paulo César Lima, consultor da área de petróleo e gás; Cláudio Costa, economista; Antônio Guimarães, secretário executivo do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP); Roberto Ardenghy, diretor de Relações Institucionais da Petrobrás; Marcelo Carneiro, superintendente de Desenvolvimento e Produção da Agência Nacional de Petróleo (ANP) e Renata Isfer, secretária adjunta de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia.

Fonte: FUP

Posts relacionados

Petroleiras da FUP se reunem com diretora Clarice para tratar sobre retorno do Edisp

Maguila Espinosa

FUP chama Conselho Deliberativo para decidir próximos passos da negociação de PLR

Vitor Peruch

Petroleiros fortalecem mobilização nos atos “Sem Anistia” em defesa da democracia

Vitor Peruch