O peso dos descontos por convênio para dependentes

Empresas do setor privado, com contratos vigentes com a Transpetro, estão aplicando descontos em contracheque de seus funcionários

Oleoduto terá incumbência de transportar óleo combustível de Paulínia até o Terminal da Transpetro em Barueri (Foto: Reprodução/Petrobrás)

Por Rodrigo Alves de Araújo*

No dia 05 de julho, foi inaugurado pela Transpetro, uma joia da engenharia logística. Um renovado oleoduto, que terá a incumbência de transportar de Paulínia à Barueri, óleo combustível, fundamental pras usinas termoelétricas e navios, fomentando a economia brasileira e gerando empregos pra população.

O Sindipetro Unificado parabeniza a gestão da subsidiária do sistema Petrobrás pela ação que, de forma direta e indireta contribui pra qualidade de vida dos trabalhadores.

Ainda assim, a direção colegiada do Sindipetro Unificado deliberou por bem, declinar da participação na inauguração dessa belissima obra de engenharia. Prevaleceu a empatia, a união de classe, e a representatividade deste sindicato à todos os trabalhadores e trabalhadoras do sistema Petrobrás.

Acontece que nessa mesma semana, chegou ao conhecimento deste sindicato, denúncias comprovadas de descontos abusivos de empresas do setor privado, com contratos vigentes com a Transpetro, que estão cobrando em contracheque de seus funcionários, quase quinhentos reais por dependente, o que na prática, representa em média cerca de um terço do salário dos trabalhadores a depender do número dos dependentes.

Em outros casos, a empresa simplesmente nega convênio para os dependentes e diz que se um dia tiver, será nesses mesmos moldes aqui exposto inviabilizando o benefício, já que com tamanho desconto, o trabalhador, ou trabalhadora tem seu rendimento muito rebaixado.

A gestão humanizada, prometida à cada trabalhador, em visitas presenciais, não está sendo sentida na prática por boa parcela destes.

A luta tem que ser de todos e por todos os petroleiros e petroleiras! Desde aqueles que estão no setor privado, passando pelo corpo técnico, gerência e diretoria da subsidiária integral da Petrobrás, a TRANSPETRO.

Rodrigo Alves de Araújo é trabalhador da Transpetro, subsidiária integral da Petrobrás, e diretor do Sindipetro Unificado

TERMINAIS/UTE/EDIBRA/CAL WORD – EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIAS

Ademilson Costa

Sindipetro discute saúde mental na aposentadoria durante SIPAT em São Caetano do Sul